Parceria entre Polícia Militar e projetos sociais reforça combate às drogas
A manhã do último domingo (25) foi marcada por uma grande campanha contra as drogas e a favor da vida com o desenvolvimento de diversas ações sociais. O cenário escolhido para o desenvolvimento das atividades foi o Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, que reuniu no início da manhã diversos grupos de ciclistas, amadores e profissionais, para a realização da primeira edição do projeto “Pedalada por uma vida sem drogas em Alagoas”, coordenado pelo administrador José Bispo Filho.
A ideia do projeto nasceu em São Paulo, onde a primeira pedalada foi realizada no último dia 1º de maio com o objetivo de reforçar o combate às drogas, utilizando o esporte. Além da Polícia Militar, o projeto “Anjos da Paz”, da Secretaria de Estado da Paz (Sepaz), também participou do evento.
No espaço do Corredor Vera Arruda, a Polícia Militar montou a estrutura para a realização de mais uma edição do Programa Vem Ver a Banda Tocar, que animou o público local. Já a equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizou oficinas educativas com 35 crianças atendidas pelos projetos sociais Integração AABB Comunidade e Segundo Tempo, da ONG Mãos que Ajudam, do município de Anadia. Ambos já possuem parceria com o Proerd. No espaço preparado para elas, as crianças participaram de brincadeiras, expressaram os ensinamentos que aprenderam através de desenho e ainda fizeram uma pequena exposição de suas artes.
Para uma das crianças participantes, Jéssica da Paz, de 10 anos, moradora do bairro da Pescaria, o dia de lazer foi muito especial. Atendida pelo projeto AABB, ela relembrou o conteúdo das aulas ministradas por policiais militares do Proerd. “Lembro que aprendi sobre o mal que as drogas podem fazer e até repassei isso em casa para os meus familiares, e também na escola para os meus amigos”, recordou.
O comandante-geral da PM, coronel Marcus Pinheiro, prestigiou o evento e destacou a importância da parceria entre os órgãos através do fortalecimento de ações conjuntas. “Este evento é muito positivo, pois representa uma soma de esforços em prol de um objetivo comum: uma vida sem drogas e uma cultura de paz. A Polícia Militar se sente muito gratificada em estar participando”, salientou Pinheiro.
Participaram do evento, ainda, o subcomandante da PM, coronel Luiz Carlos; o secretário Estadual da Paz, Adalberon Júnior; o promotor Rogério Paranhos e o diretor-geral da Clinica de Reabilitação e Comunidade Terapêutica Árvore da Vida, doutor Urânio Paiva.
Redação com assessoria