Arapiraca poderá surpreender com o número de pré-candidatos a Câmara dos Deputados
Arapiraca e a Região Metropolitana do Agreste (RMA) com um volume previsto de eleitores da ordem de 350 mil, após perder seu espaço na Câmara dos Deputados com a saída da então deputada federal Célia Rocha (PTB) deve apresentar um excessivo número de pré-candidatos a deputado federal. A frente de oposição, “rachada” com a saída do PRTB deve apresentar o maior número de pré-candidatos.
Os postulantes a Câmara dos Deputados pelo PDT, seria o ex-vereador e atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arapiraca, João dos Santos (PDT). O sindicalista, que já foi vereador por duas legislaturas favoreceria a eleição do ex-governador Ronaldo Lessa e a reeleição de Paulo Fernandes – Paulão (PT).
Em uma outra perspectiva, seriam pré-candidatos a Câmara dos Deputados o ex-deputado estadual Dudu Albuquerque (PRTB) e o ex-prefeito de Craíbas, Dinho Leite ((PRTB). Ambos somariam votos para o ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida, que já anunciou sua pré-candidatura após encontro em São Paulo com a executiva do (PRTB). Almeida disputará vaga de deputado federal tendo como companheiro de chapa o deputado estadual Antônio Albuquerque ou o seu filho Nivaldo Albuquerque.
No grupo liderado pelo senador Benedito de Lira, pré-candidato ao governo, existe forte possibilidade da pré-candidatura a deputado federal do ex-vereador Júlio Houly ou mesmo do empresário Ricardo Barreto – Ricardo da Coagro ((PSB). O objetivo seria carrear votos para favorecer a reeleição do deputado federal Arthur Lira (PP). Mas a possibilidade da entrada de Ricardo Barreto é incerta.
Pra completar, o ex-prefeito Luciano Barbosa está no páreo ainda indefinido se disputa uma das vagas para a Câmara dos Deputados ou sai vice de Renan Filho para o Governo do Estado. Se disputar o mandato de deputado federal, Barbosa vai enfrentar a forte concorrência, a divisão do eleitorado e a fortíssima rejeição da prefeita Célia Rocha (PTB) na sua terceira gestão a frente da Prefeitura de Arapiraca.
Com paciência, o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) aguarda o momento exato para indicar um nome do governo na disputa por uma das vagas em Arapiraca na Câmara dos Deputados. Mas terá que fazer uma analise lógica, segura diante da grande divisão do eleitorado em uma disputa muita acirrada.
Roberto Gonçalves