10º BPM de Palmeira dos Índios recebe equipamentos e novos reforços
A ampliação do efetivo e a aquisição de novas viaturas e implantação da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) para reforçar a segurança pública de Palmeira dos Índios e região, foram anunciadas pelo comandante do 10º BPM tenente coronel Bispo que passará a realizar os trabalhos a partir desta semana.
Na sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, ocorrida na semana passada, o coronel abordou temas sobre a Segurança Pública. O coronel garantiu à sociedade palmeirense, que a segurança está sendo reforçada através de diversas ações no município.
Serão somadas à frota da Polícia Militar, cinco viaturas e quatro motos novas para realização de rondas ostensivas.
O pelotão trabalhará diariamente no combate ao crime, para dar apoio a outras viaturas em ocorrências de maior gravidade.
Além do reforço em recursos materiais, Palmeira dos Índios já foi beneficiada com o aumento do efetivo policial, 40 novos agentes serão lotados no 10º BPM.
Serão beneficiados além de Palmeira dos Índios, com essa nova mudança, os municípios de Estrela de Alagoas, Cacimbinhas, Minador do Negrão, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Igaci, Maribondo, Tanque D’Arca, Belém e Mar Vermelho.
Ainda, serão erguidas duas bases de policia no município, sendo uma no Alto do Cruzeiro e outra em Palmeira de Fora, para reforçar o apoio à corporação. “Serão instaladas 20 câmeras de vídeo monitoramento nos pontos críticos da cidade”, relatou o coronel.
O fato de fazer divisa com a cidade de Bom Conselho, Pernambuco, ser município polo, de comércio fluente e destacada movimentação financeira, além da crescente criminalidade em decorrência do avanço das drogas, principalmente furtos, roubo de veículos, assaltos e assassinatos, é necessário instalar um sistema de vídeo monitoramento em Palmeira dos Índios.
O Grupo Motorizado de Rondas (ROCAM) será lançado na terça-feira (27) na sede do 10º BPM, e atuará futuramente de forma integrada com o sistema de câmeras de vigilância para agilizar o atendimento a ocorrências registradas no município.
Reforços
A Polícia Militar de Alagoas formou 975 novos soldados que acabaram de concluir o Curso de Formação de Praças. A partir desta segunda-feira (26), novos policiais começam a atuar na segurança do 10º Batalhão de Polícia Militar de Palmeira dos Índios. Com o incremento, o policiamento ostensivo será reforçado no município, aumentando a presença da tropa policial nas ruas.
Os novos soldados serão alocados para reforçar o patrulhamento diário em contato direto com a população. Para o tenente coronel Bispo esse reforço veio no momento certo para combater a insegurança existente no município.
“A mudança será significativa em relação à violência no município e na região; se na época do latrocínio ao empresário Domingos Rubinaldo estivéssemos com essa modalidade, não posso dizer que poderíamos impedir, mas teríamos prendido o meliante no mesmo dia”, finalizou o coronel Bispo.
Preparação
Antes de começar a atuar no trabalho ostensivo, os policiais militares formados passaram pelo Curso de Adaptação Operacional ao Batalhão, onde recebem instruções de nivelamento sobre os padrões adotados pelas unidades.
De acordo com o instrutor do 5º Batalhão, tenente Brito, o curso tem como objetivo consolidar o que aprenderam, com a preparação para a prática das atividades nas ruas.
“Essa primeira etapa traz o policial para vivenciar a realidade da profissão, com a aplicação das instruções no patrulhamento”, explicou.
Grazi Duarte/Repórter Estadão Alagoas