PMs recém-formados participam de estágio de adaptação no trânsito

large (38)As Unidades de área e especializadas da Polícia Militar na capital estão intensificando esta semana as ações policiais, com a realização de operações em pontos estratégicos, após o reforço do efetivo com o incremento dos policiais militares recém-formados,. A ação contribui ainda com o nivelamento do efetivo recém-formado, servindo como um estágio de adaptação às diferentes formas de atuação da PM, como policiamento ostensivo, motorizado e de trânsito.

 

Na manhã desta sexta-feira (23), o Batalhão de Trânsito (BPTran) realizou uma operação de bloqueio com blitz na região da orla lagunar, da qual participou o efetivo dos novos soldados lotados na Unidade. De acordo com o subcomandante do BPTran, major Marcelo Souza, o estágio funciona como uma ambientação ao serviço de trânsito, onde os novos policiais atuam acompanhados de policiais experientes, observando os procedimentos específicos da Unidade.

 “Ainda hoje, realizaremos esta operação em outros pontos estratégicos, já definidos em nosso planejamento. Além de verificar a documentação dos condutores, também realizamos abordagens a pessoas e buscas nos veículos. O incremento dos novos policiais já está surtindo efeito, pois possibilita que ampliemos nossas atividades ostensivas. Nos próximos dias, estes policiais irão completar a composição da Força Tática do BPTran, que juntamente com as Rotrans já existentes e a guarnição do supervisor, irão otimizar as ações ostensivas de trânsito na capital”, salientou o major Souza.

 

 Para uma das policiais recém-formadas, soldado Daniella Silva, o momento novo está sendo bastante proveitoso, pela possibilidade de adquirir experiência. “Nossa atuação na rua, aliada às instruções sobre lei de trânsito que estamos recebendo no batalhão, estão sendo muito positivas para o desenvolvimento do nosso trabalho. Estou me adaptando bem e muito satisfeita por estar contribuindo com a segurança em nossa cidade na área do trânsito”, destacou Daniella.

 

 A operação teve como resultado 23 autuações de trânsito, três veículos apreendidos, sendo um ônibus e dois carros de passeio, e cinco motoristas flagrados conduzindo veículos inabilitados.

 

 Batalhão Escolar

 

 O Batalhão Escolar (BPEsc) também vem realizando o estágio de adaptação com o novo efetivo. Na quinta-feira à tarde, em diversos pontos de Maceió, foram realizadas abordagens a pessoas e veículos, com foco nos transportes coletivos. A operação segue as diretrizes do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e, além de atuar como estágio de adaptação, tem o objetivo de intensificar as ações policiais de combate à criminalidade.

 

 De acordo com o comandante do BPEsc, major Carlos Amorim, a operação também envolve o reforço do policiamento no perímetro das escolas da capital. Na quinta, mais de 50 pessoas e 20 ônibus foram abordados.

Por ASCOM PM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *