Arapiraca será o fiel da balança das eleições 2014

Sem títuloO município de Arapiraca segundo colégio eleitoral do Estado com um eleitorado em 2012 de 119.280 eleitores e previsão para 2014 de 125 a 130 mil, será o fiel da balança das eleições 2014 em nível majoritário e proporcional.

Na condição de município polo da Região Metropolitana do Agreste (RMA) engloba em seu entorno um eleitorado de 350 mil votos. Com esse potencial a cidade não está sendo focada pelos candidatos majoritários. Arapiraca está com reduzida representação na Casa de Tavares Bastos e sem espaço na Câmara dos Deputados.   

O senador Renan Calheiros (PMDB) no comando da frente de oposição, com a pré-candidatura ao governo do seu filho o deputado Renan Filho e do senador Fernando Collor (PTB) não terá caminhos floridos a percorrer no seu projeto político na terra de Manoel André em razão do pior momento enfrentado pela sua principal aliada, à prefeita Célia Rocha (PTB) na sua terceira gestão a frente do município mais importante do Estado. Apesar de “Rocha” enfrenta a síndrome do terceiro mandato como Divaldo Suruagy, no Governo do Estado. Saiu pela porta dos fundos para o ostracismo político.  
Má fase de Célia Rocha 
A má fase da gestão Célia Rocha não é destaque só em nível local, a rejeição e má avaliação estaria no patamar de 75%  já ultrapassou fronteiras conforme matérias veiculadas no blog do jornalista Ricardo Mota. O prestigiado blogueiro colocou; “Sofrendo “calada” – embora faça críticas duríssimas ao seu antecessor -, Rocha já sinaliza que pode adotar medidas duras, enquanto é tempo, para não ter que encerrar a própria carreira política antes do que pretendia.” 
Prossegue Ricardo Mota “E aí, eis o problema, quem sofreria seria exatamente Luciano Barbosa, que fez uma administração bem avaliada, mas que teria se “excedido” para conseguir eleger sua sucessora. A prefeita, no entanto, não aceita carregar sozinha o ônus da rejeição crescente na cidade.”
 Os problemas estariam relacionados à herança administrativa deixada por Luciano Barbosa. Os efeitos colaterais provocam sofrimento da população frustrada e estão na falta de médicos, medicamentos e assistentes sociais nos postos e unidades Básicas de Saúde, falta de merenda escolar nas escolas e atraso de pagamento de prestadores de serviço e fornecedores. 
O senador Renan Calheiros poderá ter dificuldade no palanque de Célia Rocha, que tem compromissos com Fernando Collor (PTB) na reeleição para o Senado e com os deputados estaduais aliados que vão para a reeleição, Ricardo Nezinho (PMDB) Severino Pessoa (PPS) além do comunicador Alves Correia que vai tentar retornar à Casa de Tavares Bastos e mais recentemente o anuncio de mais um pré-candidato a ALE, o professor José Gomes, lançado pelo presidente do diretório municipal do  PMDB, ex-vereador Jose de Macedo.  
Senador Benedito de Lira sem base política 
O senador Benedito de Lira (PP) pré-candidato ao governo não tem base política em Arapiraca com exceção do ex-vereador Júlio Houly, liderança notória que preside o diretório municipal do (PP). O retorno ao  grupo político de Biu de Lira do empresário Ricardo Barreto, que preside o diretório municipal do (PSB)( antes comandava o diretório do PP) ainda não declarou apoio ao projeto majoritário do senador. A caminhada de Benedito de Lira em Arapiraca não será tarefa fácil após a debandada de vários aliados.
Posição do governador 
Com um excelente relacionamento com Arapiraca desde os três mandatos no Senado quando se destacou como campeão em aprovação de emendas que garantiram o desenvolvimento do município, sobretudo nos dois mandatos  de Célia Rocha, o governador Teotônio Vilela Filho ainda não reuniu aliados de Arapiraca para uma tomada de posição em nível da eleição majoritária e proporcional, tudo está em aberto e numa grande expectativa. 
Vilela sempre demostrou compromissos e desenvolveu ações importantes em Arapiraca no objetivo de promover o desenvolvimento, a exemplo da duplicação da Al-220, construção do Polo Agroalimentar em Bananeiras, (pronto restando apenas inaugurar) recuperação da rodovia Al-115 Arapiraca- Palmeira dos Índios em execução, ampliação da Unidade de Emergência e finalmente, a construção da nova Adutora do Agreste com previsão de inauguração no próximo mês de junho, gasoduto Penedo – Arapiraca em execução.  
A nova Adutora do Agreste está sendo construída numa Parceria Público-Privada (PPP), por meio do qual a Casal está investindo R$ 143 milhões incluindo a recuperação das adutoras existentes que tem captação no morro do Gaia em São Braz e na implantação do novo sistema, a produção de água do sistema coletivo do Agreste passará dos atuais 1.500m³/h para 3.000m³/h. beneficiando Arapiraca e mais nove cidades. O investimento vai proporcionar o funcionamento da Mineradora Vale Verde no município de Craíbas proporcionando empregos diretos e indiretos. 

 

Roberto Gonçalves

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *