Cigarro eletrônico é mais eficaz do que adesivo e chiclete de nicotina
Especialistas e autoridades de saúde ao redor do mundo ainda não chegaram a um consenso quanto à substituição de cigarros convencionais por sua versão eletrônica.
A proposta do cigarro eletrônico é oferecer nicotina sem expor o indivíduo aos prejuízos da queima do fumo (e das substâncias cancerígenas derivadas do tabaco).
Enquanto alguns estudos sugerem que o dispositivo pode ajudar o fumante a largar o vício, outros não apontam benefício algum e há até indícios de que o cigarro eletrônico pode ser tão maléfico quanto o comum.
Um estudo publicado nesta terça-feira, por exemplo, concluiu que os cigarros eletrônicos ajudam uma pessoa a parar de fumar com mais eficácia do que adesivos e chicletes de nicotina. A pesquisa, feita por especialistas da Universidade College London, na Grã-Bretanha, acompanhou cerca de 6 000 fumantes durante cinco anos. Segundo os resultados, a chance de parar de fumar foi 60% maior entre os participantes que usaram cigarro eletrônico em comparação com os que recorreram a terapias de reposição de nicotina (adesivos ou chicletes).
De acordo com Robert West, professor do departamento de epidemiologia e saúde pública da Universidade College London e coordenador do novo estudo, compreender os reais efeitos do cigarro eletrônico é algo extremamente importante. “Isso pode afetar milhões de vidas”, diz. Ao jornal britânico The Guardian, West garantiu que tanto ele quanto o laboratório em que trabalha não possuem qualquer vínculo com empresas que fabricam cigarros eletrônicos e que, por isso, não há conflitos de interesse em sua pesquisa.
O estudo foi publicado nesta terça-feira no periódico Addictions. Ele se baseou nos dados de fumantes que tentaram abandonar o tabagismo entre julho de 2009 e fevereiro de 2014. Segundo os resultados, 20% das pessoas que tentaram parar de fumar com a ajuda de cigarros eletrônicos tiveram sucesso. Entre aquelas que contaram apenas com a força de vontade, essa taxa foi de 15,4% e, entre as que usaram adesivo ou chiclete de nicotina, 10%.
Veja Online