No AM, 665 motoristas são flagrados dirigindo após beber, aponta Detran
De janeiro até abril deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) autuou 665 motoristas que dirigiam alcoolizados. Segundo dados fornecidos pelo órgão, o mês com maior número de casos registrados foi abril, com 228 condutores flagrados. Trinta e três Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram cassadas e 13 suspensas em definitivo durante o período.
Janeiro contabilizou 196 motoristas flagrados durante a ação da Lei Seca em Manaus. Deste total, seis tiveram a CNH suspensa. Já em fevereiro, o Detran autuou 84 pessoas por direção sob efeitos de bebidas alcóolicas e já iniciou o processo de suspensão das CNHs.
Além destes, 18 motoristas tiveram a CNH cassada e seis habilitações suspensas. Março aparece em terceiro lugar na lista de meses deste ano com o maior número de autuações por direção com influência de álcool. Ao todo, 118 condutores estavam alcoolizados.
O direção do Detran-AM afirma que os maiores problemas encontrados foram registrados em postos de gasolina utilizados como ponto de encontro para consumo de bebidas alcoólicas.
Segundo o Detran, a fiscalização da Lei Seca ocorre periodicamente e é intensificada nos fins de semana. A medida visa minimizar o número de acidentes, como o que ocorreu no por volta de 5h da última segunda-feira (12), quando uma picape dirigida por um motorista que havia consumido bebida alcoólica atingiu cinco pessoas que empurravam um carro em pane mecânica.
Duas vítimas morreram no local. O acidente ocorreu na Avenida Coronel Teixeira em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA). O motorista, de 37 anos, foi preso e deve responder por homicídio doloso, lesão corporal, embriaguez ao volante e condução de veículo sob efeito de bebida alcoólica.
O relatório de multas mostra que em 2012 o condutor já acumulava 28 pontos por infrações. No ano de 2013, foram acumuladas mais seis multas, que juntas renderam outros 28 pontos. Segundo o órgão, há registro de infrações desde 2008. A quantidade de pontos acumulados chega a 129.
G1.com