“Acolha seu filho” realiza grande ação em Palmeira dos Índios
Famílias e escolas em Palmeira dos Índios recebem, nesta sexta (16) e sábado (17), grande mobilização da campanha “Acolha seu filho antes que as drogas o adotem”, em uma iniciativa para fortalecer a prevenção às drogas e disseminar informações sobre o tema.
Para orientar os pais sobre a importância da prevenção às drogas desde cedo, a equipe da Secretaria de Estado de Promoção Paz (Sepaz) e voluntários vão atuar na abordagem direta das famílias nas escolas e nas ruas, dando dicas e tirando dúvidas da população.
A ação começa na sexta com panfletagem na porta das escolas Santo Agustinho, Cristo Redentor e Logus, no horário de entrada e saída dos alunos.
À tarde, às 15h, uma palestra aberta ao público no auditório da Escola Estadual Marinete Neves vai passar de dicas de prevenção e como os pais podem estimular hábitos positivos entre as crianças e adolescentes.
No sábado, o contato direto com os palmeirenses continua com panfletagem na feira livre e no Calçadão Fernandes Lima.
“Pretendemos fazer um diálogo aberto com as famílias sobre os efeitos e as consequências do uso de drogas, destacando a importância de evitar o primeiro contato.
A prevenção é a ferramenta mais importante no combate às drogas e precisamos dar subsídios aos pais para que eles abordem o assunto com os filhos dentro de casa, em uma ambiente de confiança”, defende o secretário da Paz, Adalberon Sá Júnior.
Início do uso de drogas
Dados levantados pela Sepaz e o Centro de Cooperação Dom Bosco entre os jovens acolhidos para recuperação da dependência química no Acolhe Alagoas revelam que o primeiro contato com as drogas começa cada vez mais cedo e, ao contrário do que se imagina, a maconha não é a porta de entrada, mas o álcool e o cigarro, ou seja, as drogas lícitas.
Os 3 motivos mais citados para usar drogas:
· 44% – Influência de amigos
· 38% – Curiosidade
· 6% – Influência de membros da família
Primeiro tipo de droga utilizado:
· 51% – Drogas lícitas (álcool, cigarro)
· 31% – Maconha
· 10% – Loló
Idade em que utilizaram drogas pela primeira vez:
· 47% – Tinham entre 13 e 16 anos
· 29% – Tinham entre 9 e 12 anos
Ascom; c/ Estadão Alagoas