FAB: Avião da Azul com destino a Maceíó não correu risco de colisão

Um piloto da companhia aérea Azul teve de frear bruscamente o avião na hora da decolagem para evitar uma colisão com outra aeronave no Aeroporto de Aracaju, em Sergipe.

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O voo sairia às 12h35 de ontem com destino a Maceió.

Segundo o relato do piloto aos passageiros do voo, se a medida não tivesse sido tomada, as aeronaves teriam colidido 20 segundos após a decolagem.

O piloto esclarece que a aeronave à frente não era visível porque operava “por instrumentos”. Apenas o Sistema Anticolisão de Tráfego (TCAS) identificou a possível batida.

O equipamento, que se comunica com outras aeronaves, informa ao piloto os procedimentos para evitar uma colisão.

Como o avião da Azul estava no chão, a solução encontrada pelo comandante foi a de acionar o freio.

“(A aeronave) estava em torno de 120 metros da gente, a um quilômetro de distância do nosso prolongamento. Deus me livre! A gente acertaria ele em 20 segundos depois de decolar“, disse o comandante.

Aeronáutica, responsável pelo controle de tráfego aéreo, disse na noite desta terça que “está averiguando” o caso.

FAB: O avião da Azul envolvido em um incidente em Aracaju não correu risco de colisão, disse nesta quinta-feira (15/5) a Aeronáutica.

Em nota, o órgão disse que havia um helicóptero que se aproximava do aeroporto de Aracaju.

A aeronave vinha pela direita e o avião da Azul, ao decolar, viraria à esquerda.

“O trajeto previsto e efetuado pelo helicóptero em aproximação, que operava em condições visuais, é um procedimento normal e não cruzaria a rota de decolagem que seria utilizada pela aeronave da Azul”, diz o texto, que conclui: “Portanto, em função de trajetos totalmente distintos, não havia risco de colisão entre as duas aeronaves”.

Aos passageiros, o comandante do voo da Azul disse que o sistema anticolisão do Embraer 195 detectou outra aeronave à frente e que, não fosse a decolagem ser interrompida, ele acertaria o helicóptero em 20 segundos.

A decisão de abortar uma decolagem é do comandante do avião, quando ele nota uma situação que possa por em risco o voo.

Mais cedo, a Azul havia dito se tratar de uma manobra de caráter preventivo diante do potencial risco em razão de haver outra aeronave à frente. A empresa aérea não comentou a nota da Aeronáutica.

Estadão Alagoas  c/Ascom

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