Prefeito Jorge Dantas participa da XVII Marcha dos Prefeitos na Capital Federal

O prefeito Jorge Dantas, de Pão de Açúcar, está participando da XVII Marcha dos Prefeitos, que começou hoje e terá encerramento nesta quinta-feira (15), na Capital Federal.

Além de ser o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas é o atual presidente da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos).

Jorge Dantas em Brasília 2

Ele, em Brasília, está participando da programação oficial organizada pelo CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e, ainda, vem cumprindo outros compromissos previamente agendados, a exemplo de uma um encontro com o governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos e o deputado federal Alexandre Toledo.

O chefe do Executivo pão-de-açucarense participou, também, de um almoço com o governador Teotônio Vilela Filho e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Segundo Jorge Dantas postou no seu facebook, durante o jantar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lembrou a admiração que a falecida esposa Ruth Cardoso tinha por Pão de Açúcar e Ilha do Ferro.

“Almoço com o governador Teo Vilela e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ainda muito lúcido e informado. Quando o cumprimentei, lembrou que D. Ruth Cardoso falava muito sobre Pão de Açúcar e especialmente na Ilha do Ferro! Bons tempos”, disse Jorge Dantas.

Marcha dos Prefeitos

A XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) segue até o dia 15 de maio e conta com a participação de 50 prefeitos alagoanos. Nos últimos anos a Marcha tem atraído mais de 5 mil participantes. Em 2014 a novidade é o novo local do evento: o Centro Internacional de Convenções do Brasil.

Para o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jorge Dantas, o evento é o palco mais importante e legítimo para a discussão dos problemas municipais. Da pauta prioritária, Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, destaca a definição sobre a distribuição dos royalties de petróleo e o aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ontem os presidentes das associações estaduais e microrregionais se reuniram para definir detalhes do evento. A abertura oficial aconteceu hoje (14) e não contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff.

Os participantes da Marcha também assistiram a um debate com os presidenciáveis, pois os cinco primeiros pré-candidatos ao cargo de Presidente da República, apontados nas pesquisas de opinião, foram convidados para responder perguntas no auditório principal da Marcha. Eles expuseram também as propostas em benefício à autonomia e respeito ao ente Município.

Todos os anos, os prefeitos debatem uma pauta de reivindicações e a apresentam para os poderes Executivo Federal e Legislativo. Este ano, os destaques são o aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM); a apreciação da nova Lei dos Royalties por parte do Supremo Tribunal Federal; mudanças na Lei do Imposto Sobre Serviços (ISS) pra melhorar a arrecadação municipal; o Encontro de Contas Previdenciárias entre União e Municípios; e que as desonerações de impostos não impactem negativamente as finanças municipais.

Fóruns e Exposição

Paralela à Marcha ocorrerá o IX Fórum Permanente de Vereadores e o V Fórum dos Contadores, no dia 13 de maio. Espaço reservado para esses públicos específicos. Os participantes também terão acesso à VI Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias, aberta do primeiro ao último dia do evento. Neste dia dia 15 pela manhã, haverá o Espaço para diálogo dos Municípios. Em seguida, a leitura da Carta da Marcha encerra o evento.

Confira a programação desta quinta;

15 de maio de 2014 – Quinta-feira

9h Informes do governo federal

Reuniões paralelas:

Cidades Históricas (ABACHT e OCBPM)

Seca no Nordeste

Cidade Compras

10h30 Projetos e parcerias – CNM

11h Prêmios IRFS

11h20 Leitura da Carta da XVII Marcha a Brasília

11h30 Encerramento.

Helio Fialho – c/colaboração da AMA/CNM 

Estadão Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *