Prefeito Jorge Dantas participa da XVII Marcha dos Prefeitos na Capital Federal
O prefeito Jorge Dantas, de Pão de Açúcar, está participando da XVII Marcha dos Prefeitos, que começou hoje e terá encerramento nesta quinta-feira (15), na Capital Federal.
Além de ser o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas é o atual presidente da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos).
Ele, em Brasília, está participando da programação oficial organizada pelo CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e, ainda, vem cumprindo outros compromissos previamente agendados, a exemplo de uma um encontro com o governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos e o deputado federal Alexandre Toledo.
O chefe do Executivo pão-de-açucarense participou, também, de um almoço com o governador Teotônio Vilela Filho e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Segundo Jorge Dantas postou no seu facebook, durante o jantar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lembrou a admiração que a falecida esposa Ruth Cardoso tinha por Pão de Açúcar e Ilha do Ferro.
“Almoço com o governador Teo Vilela e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ainda muito lúcido e informado. Quando o cumprimentei, lembrou que D. Ruth Cardoso falava muito sobre Pão de Açúcar e especialmente na Ilha do Ferro! Bons tempos”, disse Jorge Dantas.
Marcha dos Prefeitos
A XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) segue até o dia 15 de maio e conta com a participação de 50 prefeitos alagoanos. Nos últimos anos a Marcha tem atraído mais de 5 mil participantes. Em 2014 a novidade é o novo local do evento: o Centro Internacional de Convenções do Brasil.
Para o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jorge Dantas, o evento é o palco mais importante e legítimo para a discussão dos problemas municipais. Da pauta prioritária, Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, destaca a definição sobre a distribuição dos royalties de petróleo e o aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Ontem os presidentes das associações estaduais e microrregionais se reuniram para definir detalhes do evento. A abertura oficial aconteceu hoje (14) e não contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff.
Os participantes da Marcha também assistiram a um debate com os presidenciáveis, pois os cinco primeiros pré-candidatos ao cargo de Presidente da República, apontados nas pesquisas de opinião, foram convidados para responder perguntas no auditório principal da Marcha. Eles expuseram também as propostas em benefício à autonomia e respeito ao ente Município.
Todos os anos, os prefeitos debatem uma pauta de reivindicações e a apresentam para os poderes Executivo Federal e Legislativo. Este ano, os destaques são o aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM); a apreciação da nova Lei dos Royalties por parte do Supremo Tribunal Federal; mudanças na Lei do Imposto Sobre Serviços (ISS) pra melhorar a arrecadação municipal; o Encontro de Contas Previdenciárias entre União e Municípios; e que as desonerações de impostos não impactem negativamente as finanças municipais.
Fóruns e Exposição
Paralela à Marcha ocorrerá o IX Fórum Permanente de Vereadores e o V Fórum dos Contadores, no dia 13 de maio. Espaço reservado para esses públicos específicos. Os participantes também terão acesso à VI Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias, aberta do primeiro ao último dia do evento. Neste dia dia 15 pela manhã, haverá o Espaço para diálogo dos Municípios. Em seguida, a leitura da Carta da Marcha encerra o evento.
Confira a programação desta quinta;
15 de maio de 2014 – Quinta-feira
9h Informes do governo federal
Reuniões paralelas:
Cidades Históricas (ABACHT e OCBPM)
Seca no Nordeste
Cidade Compras
10h30 Projetos e parcerias – CNM
11h Prêmios IRFS
11h20 Leitura da Carta da XVII Marcha a Brasília
11h30 Encerramento.
Helio Fialho – c/colaboração da AMA/CNM
Estadão Alagoas