Carpil realiza visitas técnicas no Distrito Federal

O grupo da Carpil que está em Brasília para participar da AgroBrasília, realizou visitas técnicas ao Ceasa do Distrito Federal e a propriedade Malunga de produtos orgânicos nesta quinta-feira (15).

No Ceasa a delegação foi recebida pelo presidente Wilder da Silva Santos e teve a oportunidade de conhecer os espaços individualizados para comercialização como: mercado orgânico, mercado do peixe (piscicultura intensiva em pequenos reservatórios) e mercado livre do produtor.

Para Wilder, “O trabalho coletivo torna a Ceasa do DF referência nacional de organização e transparência; o trabalho da Emater é de grande importância para o funcionamento do mercado; nosso trabalho será sempre conjunto de forma única o que faz com que as metas sempre cheguem ao que desejamos” disse.

Além de conhecer a parte estrutural do Ceasa, o presidente da entidade apresentou à caravana, o modo de trabalho da assistência técnica, metas, regularização fundiária e crédito rural.

“As cooperativas  podem se integrar a Ceasa de Alagoas, criando a verdadeira rota do cooperativismo alagoano”, destacou Luciano.

Outra visita técnica de trabalho realizada pela Carpil, foi à Fazenda Malunga, a maior produtora de hortaliças orgânicas certificadas da região Centro-Oeste.

Os cooperados tiveram aula prática sobre as ações aplicadas no modelo de gestão adotado pelo sistema agroecológico que une qualidade e respeito ao meio ambiente. Entre as técnicas utilizadas na Malunga, os produtores familiares aprenderam como utilizar plantas medicinais, adubação orgânica e horticultura.

Segundo o presidente da Carpil, Luciano Monteiro, o objetivo da visita é aperfeiçoar os conhecimentos dos produtores. “É uma satisfação grande levar os produtores rurais do município para conhecer novas técnicas e utilizá-las no dia a dia, aumentando assim a renda e melhorando a produção”, disse o presidente.

Formada por 2000 cooperados, a Carpil atua em 37 municípios do estado de Alagoas e as principais atividades realizadas são capricultura de leite e fruticultura. Há nove anos a Carpil é parceira da Malunga e anualmente realiza visitas técnicas para melhorar a formação dos cooperados.

 

Novas atividades

A equipe da Carpil também participará de treinamento dentro da programação da AgroBrasília sobre compras governamentais de Produtos de Aquisição de Alimentos, PNAE e PAPA, assim como também dos debates de transição agro ecológica: construção participativa do conhecimento para sustentabilidade e de seminários sobre os sistemas orgânicos de produção animal.

 

 

Assessoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *