Chega a 201 o número de mortos após explosão em mina na Turquia

Equipes de resgate retiram mineiro acidentado em explosão na Turquia (Foto: AP Photo)

Equipes de resgate retiram mineiro acidentado em explosão na Turquia (Foto: AP Photo)

Ao menos 201 mineiros morreram e cerca de 200 seguem soterrados após a explosão de uma mina de carvão em Soma, no oeste da Turquia, nesta terça-feira (13). O balanço oficial até o momento foi divulgado pelo ministro de Energia do país, Taner Yildiz, nesta quarta-feira (14) – na data local. Cerca de 80 pessoas estariam feridas, quatro delas em estado grave.

Segundo a agência de notícias de notícias France Presse, o ministro afirmou que 787 pessoas estavam na mina na hora da explosão e que os socorristas seguem em “uma corrida contra o tempo” em busca de sobreviventes. Ainda de acordo com Taner Yildiz, como informa a agência Efe, 363 trabalhadores conseguiram deixar a mina sozinhos.

A explosão teria sido causada por uma falha elétrica, ocorrida por volta das 9h30 (horário de Brasília). À noite, as equipes de socorristas continuavam a retirar os feridos a conta-gotas, a maioria com graves dificuldades respiratórias.

Os bombeiros tentavam bombear ar para as galerias da mina para os mineiros presos cerca de dois quilômetros sob a superfície da terra e a uma distância de quatro quilômetros da entrada da mina. Segundo os bombeiros, uma fumaça espessa dificulta o avanço das equipes.

Os socorristas enviaram um helicóptero para o local do acidente, e o Exército, uma equipe de cerca de 20 pessoas, segundo a agência turca de notícias Anatolia. Os mineiros teriam máscaras de oxigênio à sua disposição, mas não se sabe por quanto tempo podem sobreviver nessas condições, de acordo com a imprensa local.

Parentes dos mineiros estão no local do acidente e no hospital de Soma, para onde os feridos estão sendo levados. Muitos estão aos prantos. Em um comunicado, a companhia mineradora Soma Komur considerou o episódio um “acidente trágico” e lamentou que “infelizmente, alguns dos nossos empregados perderam a vida nesse acidente.”

O Ministério turco do Trabalho e da Segurança Social anunciou que a mina foi inspecionada pela última vez em 17 de março e que aplica as normas em vigor.

As explosões em minas de carvão são comuns na Turquia, principalmente no setor privado, que, em muitos casos, não respeita as regras de segurança. O acidente mais grave aconteceu em 1992, quando 236 mineiros perderam a vida em uma explosão de gás na mina de Zonguldak.

O distrito de Soma, que tem cerca de 100.000 habitantes, é um dos principais centros de extração de lignito (carvão fóssil), a principal atividade da região.

G1.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *