Palmeirense consegue doador e faz transplante renal fora do estado

rinsO palmeirense José Guilherme Pradines de Mendonça, de 47 anos, foi submetido ontem à noite em Florianópolis-SC, a um procedimento cirúrgico (  transplante renal) no hospital Governador Celso Ramos em Florianópolis .

Depois de frustradas tentativas em conseguir um doador aqui em Alagoas, José Guilherme seguiu para Niterói em companhia de sua esposa Márcia Duarte, há dois meses, contando com o apoio total de todos os seus irmãos e demais familiares.

Também enfrentando problemas, e sofrendo com a hemodiálise (Quando os rins deixam de funcionar, a hemodiálise surge como uma opção de tratamento que permite remover as toxinas e o excesso de água do seu organismo),  o alagoano resolveu ir, por conselho de médicos, para Santa Catarina, onde depois de enfrentar uma fila, mas sem tantas dificuldades, finalmente conseguiu um doador.

A cirurgia teve a duração aproximada de cinco horas, e até o fechamento desta matéria o paciente reage bem no pós-operatório.

Entenda:

O transplante renal é uma terapia de substituição renal que envolve o transplante de um rim de um doador vivo ou cadavérico. Tornou-se o tratamento de escolha para grande parte dos pacientes com doença renal em estágio terminal.

O transplante renal tem sido uma opção para melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Os transplantes de rim de doadores vivos com compatibilidade HLA são mais bem-sucedidos do que aqueles de doadores falecidos.

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostra que pessoas doam um dos rins vivem tanto quanto aquelas que possuem os dois rins. Segundo estudo, cerca de 30 mil transplantes renais são feitos anualmente no mundo, sendo 39% do total de transplantes.

No Brasil e em particular no estado de Alagoas não há uma política de conscientização de doação de órgãos e, muito menos, um sistema de captação adequada.

A esperança dos familiares é que Jose Guilherme volte saudável para sua terra, e o mais rápido para o aconchego do seu lar.

Da redação do Portal Estadão

9 comentários sobre “Palmeirense consegue doador e faz transplante renal fora do estado

  1. PARABENS GUILHERME, PELO SEU TRANSPLANTE, QUE DEUS TE ABENÇOE DE TER MUITA SAÚDE E MUITOS ANOS DE VIDA, AFINAL, TUDO QUE PODEMOS FAZER PRA PRESERVAR NOSSA VIDA COM SAÚDE É POUCO, FIQUEI MUITO FELIZ EM SABER DESTA NOTICIA. SAÚDE, SAÚDE, SAÚDE, SAÚDE, SAÚDE, SAÚDE……
    SEU AMIGO XIDO TADEU

  2. PARABÉNS GUILHERME VC É UMA PESSOA DE BOM CARÁTER,DE UM CORAÇÃO EXTRAORDINÁRIO E DE MUITA FÉ, PESSOAS ASSIM NOSSO PAI NUNCA O ABANDONA PELO CONTRÁRIO, NOS DAR FORÇAS PARA VENCER OS OBSTÁCULOS DA VIDA,E VC É UM VENCEDOR AGRADEÇA A DEUS TODOS OS DIAS POIS ELE NUNCA VAI TE ABANDONAR , UM ABRAÇO .

  3. olá!os filhos que são de ”DEUS TODO PODEROSO” não serão desamparados…Ele sempre protege com seu manto.
    repouso para que tenha melhora rápido.você merece…

    um forte abraço!

    meu conterrãneo

  4. Feliz pela sua conquista Zé, pena precisar de tanto tempo, sofrimento e distância, mas essa vitoria faz tudo isso ficar para trás. Uma excelente recuperação e um bom retorno.

  5. Exemplo de luta e determinação !!!
    Em breve ele estará de volta ao lar se Deus quiser .,
    Alagoas precisa seguir exemplo de Florianópolis , quantas vidas são salvas através de transplantes !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *