Mutirão da saúde leva cidadania à população de Viçosa

imageDepois de passar por sete municípios alagoanos, o Projeto Saúde em Movimento ofertou, nesta quinta-feira (8), exames e consultas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de Viçosa. A iniciativa, que é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais de Alagoas (Apae), ocorreu na Escola Estadual Joaquim Diegues, localizada na Rua Mota Lima, no Centro da cidade.

Durante o mutirão, que realizou mais 800 atendimentos, foram ofertados exames nas especialidades de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cardiologia, além de consultas com clínico geral, ortopedista e oftalmologista. A ação contou, ainda, com triagem para cirurgias de catarata, adenoide e amígdalas.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o mutirão Saúde em Movimento tem como objetivo promover a prevenção, diagnóstico e tratamento de graves problemas de saúde. “Com a realização de consultas especializadas pode-se reduzir o tempo de espera em grandes centros de referência e garante descentralização do atendimento, que é essencial para qualidade de vida e bem estar da população alagoana”, destacou o secretário.

Uma das beneficiadas pelo mutirão foi a aposentada Sônia Ribeiro da Silva, 70 anos, que reside no povoado Sabalangá, no município de Viçosa. “A assistente social avisou a todos nós do povoado sobre esse serviço e eu vim aqui resolver uma coceira que sinto nos olhos,” contou ela, ao fazer o exame de vista.

Já o pequeno Mayrlon Henrique, dois anos, foi consultado pelo ortopedista. “Desde que nasceu ele tem as pernas tortas”, relatou a mãe, a agricultora Joyce Carla Nascimento, elogiando a iniciativa, que beneficia a população.  “Eu achei a iniciativa do mutirão muito boa, porque tem muita gente que precisa de atendimento, mas não tem condições de arcar com os custos de uma consulta particular”, disse.

Estavam presentes no mutirão, o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas; o representante da Apae, Adeilson Loureiro; o prefeito de Viçosa, Flaubert Filho; e a apoiadora do Ministério da Saúde em Alagoas, Sônia Moura.

Mutirão – As próximas edições do Projeto Saúde em Movimento acontecem em Delmiro Gouveia (16 de maio), Santana do Ipanema (23 de maio) e Maceió (30 de maio). O mutirão já passou pelas cidades de Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Penedo, Palmeira dos Índios e Porto Calvo.

 

Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *