Aécio Neves: Estaleiro Eisa precisa de uma visão clara do Governo Federal
O pré-candidato a presidência da República, senador Aécio Neves (PSDB) no encontro na manhã desta sexta-feira, 09, no Hotel Jatiuca promovido pela Federação das Industrias do Estado de Alagoas (Fiea) afirmou que a questão da instalação do Estaleiro Eisa em Alagoas precisa de uma visão clara do Governo e que não existe interesse da sua instalação. O presidenciável falou da necessidade de salvar o etanol “O que estão fazendo é um crime sem precedente, pontuou.
Em seu discurso, destacou a convivência com o vice-governador José Thomaz Nonô, e na sua atuação como presidente da Câmara dos Deputados criou a Comissão de Ética e o alagoano exerceu com competência a sua primeira presidência. ”O Brasil e Alagoas precisa de você no Senado” completou. Em seu discurso relembrou de quando se candidatou ao Governo de Minas Gerais em 2010, pleito este que saiu vitorioso. Ele aproveitou para incentivar o pré-candidato do PSDB ao governo em Alagoas, Eduardo Tavares, de que era o “azarão” na disputa e que Eduardo pode facilmente trilhar esse rumo
Durante o discurso, não foram amenizadas criticas ao governo de Dilma Rousseff (PT) e chegou a citar a criação do Conselho de Ética da Câmara Federal, que puniu deputados do partido de Dilma. “Não é uma opção do PSDB se candidatar à presidência e sim uma obrigação”, assegurou. O Brasil não merece ser desgovernado por mais quatro anos, detonou. “O Brasil precisa readquirir a sua capacidade de gestão”.
Criticou o “cemitério de obras paralisadas citando como exemplo a Transnordestina e defendeu a construção um dos ramais para Alagoas. O presidenciável defendeu a criação de um ambiente favorável ao crescimento e um planejamento para as prioridades mais adequadas. Afirmou que há 11 anos, 54% dos recursos da União eram destinados a Saúde e atualmente são 45
Para Aécio, o governo do PT fracassou em diversos pontos, entre eles no fator social que tanto se dispôs a modificar. Segundo Aécio, o governo se omitiu na Segurança Pública e no tráfico de armas e drogas ao jogar a responsabilidade para os estados e municípios. O presidenciável defendeu a participação do Exército na proteção das fronteiras para impedir o trafico de drogas e armas.
Aécio Neves elogiou a administração de Teotonio Vilela e garantiu que o PSDB na presidência vai “salvar” a crise do etanol no Brasil. Ele citou ainda que durante o governo Dilma, 40 usinas foram fechadas e outras 15 estão ameaçadas de seguir o mesmo destino. O pré-candidato voltou a defender ainda uma posição do partido de pôr fim à reeleição e estender o mandato de quatro para cinco anos. Aécio acredita que com essa medida diminuiria no país os interesses eleitorais durante o último ano de gestão.
Política deve ser construída com propósitos
Em seu discurso o governador Teotônio Vilela Filho, afirmou que todos os índices estão flexionados positivamente em Alagoas. Vilela fez elogios a gestão bem avaliada de Aécio Neves no governo de Minas Gerais que de forma corajosa soube superar os obstáculos. “Teremos um presidente da Republica sereno, experiente, preparado para aglutinar “ completou. Vilela voltou a falar das duplicações de rodovias citando como exemplo da Barra de São Miguel com 80% dos recursos do Estado além de acesos para a maioria dos municípios.
Presentes no encontro o prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB) o presidente da Assembleia Legislativa Estadual deputado Fernando Toledo, deputado estadual, Edval Gaia Filho (PSDB) presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, Álvaro Almeida, presidente da Federação da Agricultura de Alagoas e Solange Jurema, presidente nacional do PSDB – Mulher.
Roberto Gonçalves