Portuguesa será 1ª técnica de time de futebol profissional na França

140507154554_helena624

A portuguesa Helena Costa foi confirmada como a nova treinadora do time de futebol francês Clermont Foot 63, da segunda divisão – passando a ser a primeira técnica de um clube de futebol profissional masculino na história da França.

“Esta nomeação deverá permitir ao Clermont Foot 63 entrar em uma nova era”, afirmou o clube francês em um comunicado divulgado nesta quarta-feira.

Helena, de 36 anos, assumirá o comando do time na próxima temporada 2014-2015 do futebol francês, que começa no início de agosto. A contratação na França é a terceira atuação internacional da técnica, que já treinou as seleções nacionais femininas do Catar e do Irã nos últimos quatro anos.

Costa já havia atuado antes como treinadora adjunta do time de futebol juvenil masculino do Sport Lisboa e Benfica, de Portugal, no final dos anos 1990 até meados dos anos 2000.

Logo depois, na temporada 2005-2006, ela treinou o time adulto do Cheleirense, que conquistou o primeiro lugar do campeonato regional da zona de Lisboa. Ela também foi treinadora dos times femininos de futebol do Sociedade União 1° de Dezembro e do Odivelas, que conquistaram títulos.

Em 2010, ela ganhou notoriedade ao ser convidada para criar toda a estrutura de futebol feminino do Catar, onde ela se tornou a técnica das seleções adulta e juvenil do país.

Em 2012, Costa passou a comandar a seleção feminina de futebol do Irã, cargo que ela ocupou até o momento. Ela também dá cursos de metodologia e táticas do futebol feminino.

Casos raros

Costa terá um grande desafio na próxima temporada do futebol francês. O Clermont Foot 63 ocupa atualmente o 14° lugar no campeonato da segunda divisão, com 45 pontos, 27 a menos do que o primeiro colocado, o FC Metz. Ainda faltam dois jogos para o encerramento da temporada, em 16 de maio.

Mulheres treinadoras de times de futebol masculinos profissionais ainda são algo raro na história do esporte.

Em 2012, a boliviana Nelfi Íbáñez foi nomeada treinadora do time Hijos de Acosvinchos, da segunda divisão do futebol peruano. Mas ela foi retirada do cargo quatro dias antes da estreia do time sob seu comando.

No final dos anos 1990, a italiana Carolina Morace, ex-jogadora, havia sido nomeada técnica de um time da terceira divisão do país, o Viterbese. Mas ela ficou apenas três meses no cargo, segundo o jornal Le Monde.

Morace teria pedido demissão por não aguentar a pressão da mídia. Até hoje, ela é a única mulher que atuou como treinadora de um time de futebol masculino na Itália.

Morace também foi treinadora, até 2005, da seleção feminina da Itália e comandou ainda a seleção feminina de futebol do Canadá entre 2009 e 2011.

O time feminino canadense, no entanto, teve um mau desempenho na Copa do Mundo de futebol feminino, em 2011, e foi eliminado logo na primeira fase.

A nomeação de Helena Costa ocorre três meses após outra mulher, a romena Elena Groposila, ter se tornado a nova treinadora do time de handebol masculino de Dijon.

BBC Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *