Eleitores alugam cadeiras para tirar título

images-cms-image-000370386

O prazo para a regularização do título de eleitor acabou nesta quarta-feira (7), no Fórum Desembargador Moura Castro, no bairro do Farol, em Maceió. Desde a semana passada, eleitores enfrentam uma longa fila a fim de conseguir atendimento e a espera é tanta que muitos estão alugando cadeiras ao valor de R$ 2, para ganhar um dinheiro extra.

Na semana passada, o Fórum passou a atender a população nos dois horários, bem como aos finais de semana, em regime de plantão. Em menos de uma semana, mais de 4 mil eleitores já tinham passado pelo Fórum, de forma a regularizar os serviços de emissão da primeira via do título, emissão da segunda via, transferência de domicílio eleitoral, transferência de local de votação, retificação dos dados e alistamento. O único prazo que se estende depois desta quarta é a emissão da segunda via, que segue até o dia 25 de setembro.

Eleitores foram flagrados sentados em cadeiras, em plena fila. Eles estariam pagando a terceiros o aluguel delas de forma a conseguir esperar a vez do atendimento nos guichês distribuídos nas dependências do fórum.

De acordo com a coordenadora do Fórum Eleitoral, juíza Maria Valéria Lins Calheiros, outros dois mil eleitores ainda devem comparecer ao Fórum, até as 18h de hoje. “O calendário para a regularização do título de eleitor foi aberto em novembro do ano passado, mas a maioria dos brasileiros deixa tudo para a última hora e a demanda aumenta nos últimos, mas estamos trabalhando para atender a todos. Lembrando que quem tiver do lado de fora vai entrar para regularizar a situação”, explicou a juíza.

Quem precisa regularizar a situação deve comparecer ao cartório eleitoral munido de documento oficial com foto e comprovante de residência. Para um novo título, é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Homens devem levar também o certificado de quitação do serviço militar.

Quem tem título eleitoral, mas mudou de cidade ou estado e quer pedir a transferência do domicílio eleitoral, deve levar o título de eleitor, um documento com foto e um comprovante de residência. É preciso, ainda, residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.

O voto é obrigatório para todos os brasileiros alfabetizados entre 18 e 70 anos, e facultativo para quem é analfabeto, tem 16 ou 17 anos, e mais de 70. Quem deixa de votar e não justifica a ausência, pode ter o título cancelado, sendo impedido de obter financiamento em banco público, matricular-se em instituição federal, retirar passaporte e assumir cargo público.

 

Com informações Gazetaweb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *