Famílias participam de capacitação de GAPA em Estrela de Alagoas
Com o objetivo de definir os sistemas de produção, visando garantir o aumento da produção e consumo de alimentos, a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios-CARPIL, realizou no período de 02 a 04 de maio, o curso sobre Gestão de Água para a Produção de Alimentos (GAPA), na comunidade Preguiça, no município de Estrela de Alagoas.
A capacitação em GAPA é uma das etapas de formação que as famílias beneficiadas pelas implementações do Programa Uma terra e Duas Àguas (P1+2). Este curso tem como objetivo aperfeiçoar as práticas agrícolas dessas famílias, discutindo temáticas como convivência com o Semiárido, gerenciamento de recursos hídricos, organização comunitária, agroecologia, soberania alimentar e nutricional, gêneros, entre outros.
No primeiro momento os beneficiários participaram de uma explanação sobre sustentabilidade, segurança alimentar, cultivo de uma agricultura sem agrotóxicos e mobilização para o trabalho comunitário. Essas foram algumas questões abordadas, além de conhecerem a filosofia da ASA Brasil.
Divididos em grupos, no último dia de capacitação, os agricultores e agricultoras visitaram propriedades propiciando uma importante troca de experiências.
Para o coordenador de projetos da Carpil, “a cooperativa preza por uma didática que valorize o conhecimento popular, e técnicas de aperfeiçoamento que potencializem os conhecimentos dos agricultores e agricultoras. Focando também nos valores humanos, a ética e os direitos sociais, resgatando a dignidade”, destacou Alexandre Lima.
A capacitação é a segunda etapa para que os produtores participantes sejam contemplados com as cisternas do programa. A construção de 100 cisternas, divididas entre calçadão e enxurrada em Estrela de Alagoas acontecerá em três etapas. A primeira etapa já está sendo construída no povoado preguiça, onde os participantes da capacitação serão contemplados.
Assessoria