Metade da chuva esperada para o mês, caiu sobre Maceió hoje
As chuvas que desabaram em Maceió nas últimas horas desta sexta-feira (2) somam quase a metade de toda a chuva esperada para cair na capital alagoana durante o mês de maio inteiro.Um quarto de toda a água que deveria ter caído em todo o mês de maio veio abaixo na cidade em somente algumas horas.
Os dados são da Defesa Civil Municipal. Os números do órgão indicam que o total de águas que caiu na cidade nas últimas horas equivale a 104 milímetros de água, sendo que para todos os 31 dias de maio a previsão era de 259 milímetros.Nas primeiras horas desta sexta-feira, mais de 60 milímetros de chuva caíram em Maceió.
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), há 90% de probabilidade de fortes chuvas em Maceió nas próximas horas. Ainda segundo o CPTEC, durante o dia o céu estará totalmente encoberto, sem aberturas de sol.
Em 2010, o total de chuvas que devastou a Zona da Mata de Pernambuco e Alagoas – destruindo cidades como Rio Largo, Murici, Branquinha e União dos Palmares – registrou mais de 400 milímetros de água. Um quarto deste total, os 104 milímetros de água, já caiu em Maceió somente nas primeiras horas desta sexta-feira.
Na prática, 104 milímetros de chuva equivalem ao acúmulo de 104 litros de água em uma superfície plana e um metro quadrado. Ou seja, é como se cada metro quadrado da capital alagoana tivesse recebido de forma concentrada 104 litros de água nas últimas horas. A maré cheia também ajudou a deixar a cidade alagada, uma vez que impediu o escoamento mais efetivo das águas para o litoral.
“É um volume incomum e que nos deixa em estado de atenção. Estamos trabalhando com todas as nossas equipes. O prefeito Rui Palmeira determinou que todas as secretarias estivessem em alerta. E para as próximas horas devem cair mais água em nossa cidade. Por isso estamos com todo o efetivo na rua” afirmou Dinário Lemos, coordenador da Defesa Civil Municipal.
Redação com agências