Clube da série C do Rio de Janeiro planeja fazer grande estádio
O clube disputa a série C do Campeonato Carioca, mas não significa que não possa ter um estádio de deixar de boca aberta grandes clubes do Brasil. O Gonçalense Futebol Clube apresentou esta semana o projeto do estádio Catarinão, apelido dado por conta do local onde está situado no bairro Jardim Catarina. O design é de cata-vento e passaria a ser o terceiro maior estádio do Rio, com capacidade para 43 mil pessoas, desbancando o histórico São Januário.
A previsão para o fim das obras é para 2017 divididas por etapas. A primeira será finalizada no próximo mês para 5 mil pessoas. A segunda para 20 mil e a terceira etapa será na criação dos traços modernos do estádio. O estádio tem uma área de 200 km² onde serão construídos campos sintéticos, ginásio poliesportivo e o campo terá dimensões do padrão FIFA (105 x 68m). Segundo o presidente do clube, Joacir Thomaz, em entrevista ao site Globoesporte.com ele informou apenas que na segunda etapa serão investidos 30 milhões de reais.
– Sabemos que somos o terceiro maior município do interior do Brasil em termos populacionais. Perdemos apenas para Guarus e Campinas. Em Campinas há dois estádios (Brinco de Ouro da Princesa e Moisés Lucarelli) e dois clubes grandes (Guarani e Ponte Preta). São Gonçalo é carente de um investimento, de um equipamento desse porte. Por isso a nossa iniciativa. Sabemos que aqui do lado tem Itaboraí, que tem estádio. Sabemos que Maricá tem estádio. Sabemos que Araruama tem dois estádios. Rio Bonito também tem dois. Caxias, três – afirmou Joacir Thomaz.
Bruno Levy/Estadão Alagoas