Torcedor que atirou banana em Daniel Alves é preso e solto após depoimento
A polícia espanhola anunciou nesta quarta-feira (30/4) que prendeu o torcedor do Villarreal que atirou uma banana em Daniel Alves que jogava pelo Barcelona, no domingo (27), em rodada do Campeonato Espanhol. A detenção foi feita ontem. O jovem prestou depoimento e se encontra em liberdade.
O gesto foi enquadrado no artigo 510 do código penal, que diz respeito à promoção de discriminação, ódio ou violência contra grupos ou associações por motivos racistas. O caso seguirá ainda para julgamento e há a possibilidade de ser arquivado.
O torcedor foi identificado no dia seguinte da partida e teve a carteira de sócio do clube suspensa. Além disso, foi proibido de entar no estádio. O Villarreal disse “lamentar e repudiar profundamente o incidente ocorrido na partida contra o Barcelona”.
O ocorrido gerou reação em todo o Brasil, principalmente nas redes sociais com a campanha #somostodosmacacos lançada pelo jogador Neymar Jr. A campanha publicitária criada pela agência Loducca foi, no entanto, criticada pelo movimento negro.
Nesta quarta-feira, a presidenta Dilma Rousseff disse que a Copa do Mundo no Brasil terá uma força muito grande na luta contra o preconceito.