Chuva renova a esperança dos agricultores sertanejos
Desde domingo (27), chove no município de Pão de Açúcar e região, fazendo renascer a esperança no coração dos trabalhadores do sertão. A chuva torrencial começou a cair sobre o município de Pão de Açúcar por volta de 15 horas de domingo, tendo sequência nos dias seguintes, principalmente quarta-feira (30) e neste feriado de 1º de Maio.
A região que antes vinha sendo castigada pela estiagem prolongada, agora começa a mudar de cor, isto é, a vegetação já começa a aparecer e mudar o cenário triste da seca para o cenário alegre de inverno no semiárido.
Por conta das chuvas, muitos agricultores já começaram a plantar milho e feijão, enquanto outros ainda estão preparando a terra para jogar as sementes, todos confiantes que o inverno este ano chegou mais cedo.
Nas comunidades que possuem o chamado “banco de sementes”, a situação dos agricultores é mais confortável em razão de se organizarem em associações comunitárias. Já nas comunidades que não possuem banco de sementes, os agricultores terão que esperar pela doação de sementes que geralmente é feita pelas prefeituras em parceria com o governo estadual.
Em Pão de Açúcar, município onde predomina o associativismo comunitário, muitos agricultores estão procurando os bancos de sementes, enquanto outros trabalhadores rurais ainda estão esperando a distribuição de grãos de milho e feijão que, nesta época, é feita pelo governos municipal com o apoio do governo estadual. Para alguns produtores rurais de Pão de Açúcar, a exemplo do trabalhador José Carlos dos Santos, a terra está molhada e esta é a hora de plantar para ter uma boa colheita. “Se Deus quiser, este ano vamos ter um bom inverno, porque a chuva chegou mais cedo para molhar a terra”, disse o José Carlos.
Hélio Fialho