Site faz cadastro de bicicletas para inibir roubos
Surgindo como uma iniciativa para diminuir a quantidade de roubos e furtos de bicicleta, um grupo de Brasília criou o projeto Bike Registrada, que tem como objetivo fazer uma cadastro nacional de bicicletas. O proprietário pode registrar a sua bike, inibir o roubo, dificultar a comercialização e auxiliar na recuperação de bikes roubadas.
Segundo um dos idealizadores do site, Max Poeck, o governo brasileiro tem visto o uso da bicicleta como uma das alternativa de mobilidade que podem ajudar a melhorar o trânsito. “A preocupação está muito voltada para a infra-estrutura, porém, pouco se tem feito em relação à segurança. Então começamos a desenvolver o site, para ajudar a promover a segurança do ciclista”, disse o idealizador.
Através do cadastro o ciclista conta com diversas funcionalidades: registro da bicicleta (o cadastrado pode registrar quantas bikes quiser), transferência da bicicleta (onde o proprietário pode transferir a bike para outra pessoa cadastrada), alerta de roubo (onde o usuário pode acionar um alerta que informará no momento da consulta que a bike é roubada), consulta da bike (onde o ciclista pode confirmar o nome do proprietário e se a bike não é roubada). Existem algumas ferramentas em desenvolvimento, como a criação de um aplicativo onde será possível consultar uma bicicleta pelo celular e um envio de mensagem ao proprietário informando do roubo.
Tudo é feito de forma gratuita e, uma vez cadastrada, a bicicleta ficará registrada em nome do proprietário e somente ele poderá alterar ou cancelar o cadastro ou transferir a bicicleta para outra pessoa.”Tratando-se de um mercado de 4,5 milhões de bicicletas vendidas no Brasil apenas em 2012, pretendemos para o primeiro ano, alcançar 13% dos ciclistas categorizados em Lazer/Recreação e Competição, que nos dará aproximadamente 105 mil ciclistas cadastrados”, explica o fundador do site.
Fazer o registro é fácil, para isso é preciso entrar no site www.bikeregistrada.com.br e preencher um cadastro virtual gratuito, deixar registrada a marca, o modelo e o número de série da sua bike, que pode ser encontrado na parte inferior do quadro da bicicleta, próximo ao movimento central.
Registro de bicicletas é uma tendência mundial
Em outros países do mundo são ofertados esse serviço por diversos sites como o www.bikeregister.comdo Reino Unido, www.bikerevolution.ca e www.torontopolice.on.ca/bike do Canadá,owww.denvergov.org/bikeregistration.asp de Denver, o www.honolulu.gov/dts/vikereg.htm de Honolulu, owww.biciregistro.es de Barcelona e www.enbicipormadrid.es de Madri na Espanha.
Diário de Pernambuco