Governador do ES suspende pedágio de ponte após suspeita
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou na tarde desta terça-feira a suspensão da cobrança do pedágio por tempo indeterminado na Terceira Ponte, que liga a capital Vitória à cidade de Vila Velha.
A decisão foi tomada após a divulgação na última quarta (16) de um relatório preliminar do Tribunal de Contas do Estado, responsável pela atual auditoria da concessão vigente, que apontou diferença de cerca de R$ 800 milhões de valores nos 16 anos de contrato com a empresa Rodosol, operadora da ponte.
Em entrevista à imprensa, Casagrande destacou que as medidas são importantes, porém, provisórias até que o relatório final da auditoria aponte decisões definitivas sobre o contrato. “Tivemos um debate sobre o sistema rodoviário no ano passado que me levou a solicitar a auditoria no TC-ES. O relatório nos mostrou muitas inconsistências e a suspensão é uma posição precavida”, diz o governador.
O encerramento da auditoria está previsto para o início do próximo ano, segundo o Tribunal de Contas. Porém, o governo determinou à Procuradoria Geral do Estado um aprofundamento do estudo técnico no prazo máximo de 30 dias para verificar a necessidade de ações administrativas a serem tomadas. A empresa concessionária Rodosol tem até 30 dias para se manifestar.
De acordo com o relatório, o valor praticado no pedágio foi acima do que consta em contrato e mais de R$ 798 milhões foram recebidos pela Rodosol para investimentos e não foram realizados. O estudo feito pelo corpo técnico do Tribunal é resultado de uma auditoria na concessão da ponte, instaurada em agosto do ano passado.
Os valores e constantes aumentos no pedágio são questionados há muitos anos pela sociedade capixaba, mas o debate ganhou força depois de protestos durante 2013 na capital, que pediam o fim da cobrança e chegaram a levar cerca de 100 mil às ruas.
Dados:
A Terceira Ponte, oficialmente Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, liga as cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo. Foi a maior obra já realizada no estado e uma das maiores do Brasil, tornando-se um dos cartões-postais das duas cidades e do estado.
A Terceira Ponte é a quinta maior ponte, em extensão, do Brasil. Foi construída para desafogar as duas primeiras pontes. Possui 3,33 km de extensão, vão principal com 70 m de altura e 260 m de um pilar ao outro, permitindo assim o acesso de navios de grande porte à baía de Vitória.
É a principal ligação de Vitória com Vila Velha e o litoral sul do Espírito Santo e depois de sua construção, Vila Velha passou por um intenso crescimento na construção civil, dando outra dimensão à sua então condição de cidade-dormitório.
A Terceira Ponte é, recorrentemente, lugar de ocorrência de suicídios no Espírito Santo. Em 2013, vereadores de Vitória aprovaram projeto que determina instalação de proteção na ponte a fim de evitar suicídios.2 Em 2014, em menos de um mês, três pessoas se jogaram do alto da ponte após matarem algum familiar, sendo dois casos no mesmo dia, 3 de março.3
Terceira Ponte em números
61 pilares;
3,3 km de extensão;
Vão central com 70 metros de altura (segundo maior do Brasil);
Vão livre com 260 metros (entre um pilar e outro);
250 postes e 250 lâmpadas instaladas;
Desde a sua inauguração até os dias de hoje[quando?], o fluxo de carros que trafega pela Terceira Ponte teve um crescimento superior a 450%;
Praça de pedágio com 15 pistas, sendo 12 pistas (manuais) e 3 automáticas (arrecadamento automático debitado em aparelho eletrônico no veículo);
Dois painéis de mensagens variáveis agilizam a comunicação da empresa com os usuários, informando principalmente sobre as condições de tráfego. Estes painéis também são utilizados para a comunicação de relacionamento com os usuários.