Cidade Colonial; declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
República Dominicana é um país que ocupa dois terços orientais da ilha de São Domingos. O terço ocidental da ilha é ocupado pelo Haiti, portanto, a ilha de São Domingos é compartilhada por dois países.
Tanto pelo tamanho de área e pela quantidade populacional, faz da República Dominicana o segundo maior país do Caribe (atrás de Cuba), sua área é de 48 442 quilômetros quadrados e possui aproximadamente 10 milhões de habitantes. Limita-se ao norte com o Oceano Atlântico, ao sul com o mar do Caribe (mar das Caraíbas, em português europeu), a leste com o canal de Mona, que a separa de Porto Rico, e a oeste com a República do Haiti.
Habitada por taínos desde o século VII, o país foi descoberto por Cristóvão Colombo em 1492 e se tornou o local do primeiro assentamento europeu na América, denominado Santo Domingo, a capital do país. Em Santo Domingo está a Cidade Colonial, declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Após três séculos de dominação espanhola, francesa e haitiana, o país alcançou a independência em 1821, mas foi rapidamente tomada pelo Haiti, em 1822.
A República Dominicana tem a segunda maior economia caribenha. Apesar de conhecida pela produção de açúcar, a economia é dominada pelos setor terciário. No entanto, o desemprego, a corrupção e o serviço de abastecimento de energia elétrica permanece como grandes desafios para o país. Há também uma “acentuada desigualdade de renda”.
No país se encontra a montanha mais alta do Caribe, o Pico Duarte, assim com o lago Enriquillo, o ponto mais baixo no nível do mar é o maior lago do Caribe
A República Dominicana tem uma temperatura média de 26 °C.