Brasileiros fazem ‘selfie’ com o Papa Francisco após missa no Vaticano
Selfie papal: à esquerda, o carioca Vinícius Arouca e o Papa; à direita, a paulistana Maristela Ciarrocchi (Foto: Vinícius Arouca/Maristela Ciarrocchi/Arquivo pessoal )
Dois brasileiros conseguiram neste domingo (13) fazer fotos no estilo “selfie” com o Papa Francisco ao final da cerimônia do Domingo de Ramos, no Vaticano. O termo em inglês é utilizado para definir a moda de gravar ou tirar foto de si mesmo.
Vinicius Arouca, 20 anos, do Rio de Janeiro, e Maristela Ciarrocchi, 35 anos, de São Paulo, integravam uma comitiva de jovens que foi à Praça de São Pedro para o “ritual de passagem” da cruz e do ícone da Virgem Maria para um grupo da Polônia.
As peças são símbolos da Jornada Mundial da Juventude e o gesto representa que a JMJ deixa o Rio de Janeiro, sede do evento no ano passado, para ficar sob os cuidados da Cracóvia, que realizará o encontro católico em 2016.
Agradecimento
Vinícius contou ao G1 que o grupo ficou perto do altar durante a missa deste domingo. Ao final dela, ele e os amigos conseguiram atrair a atenção de Francisco com muita gritaria.
“Quando ele viu o grupo, pediu ao motorista do papamóvel que parasse. Os guardas ficaram nos dizendo que era difícil ele vir até onde estávamos, mas ele fez sinal de que fazia questão”, disse.
Ele relata que Francisco seguiu até o grupo e distribuía abraços, enquanto outros tentavam fazer uma fotografia com o celular. “Ele chegou dizendo ‘quero agradecer a vocês por tudo que fizeram na Jornada do Rio de Janeiro’”, disse.
‘Não me mordam’
Durante a curta conversa, Maristela, que também conseguiu uma foto com o Papa, contou que o pontífice se aproximou dizendo “não me mordam”, já que todos tentavam tirar uma foto de si mesmo com o líder da Igreja Católica.
Em seguida, o Papa perguntou ao grupo qual seria o próximo evento que aconteceria no Brasil. “A gente gritou ‘a Copa’. Daí ele perguntou quem ia ganhar e nós respondemos que seria o Brasil. Nessa hora ele deu uma risada e disse ‘não, não’, sem mencionar o nome da Argentina”.
Francisco, nome adotado pelo cardeal Jorge Mario Bergoglio, nasceu em Buenos Aires, capital argentina, e é um apaixonado por futebol. É fã de carteirinha (literalmente) do San Lorenzo, um dos grandes times de futebol do país.
O gesto emocionou os brasileiros. “Foi um dos dias mais felizes da minha vida”, disse Maristela. “Vi a simplicidade de um papa fantástico”, conclui Vinícius.
G1.com
Esse povo inventa d+ agora pra tirar foto da própria pessoa é selfie daqui uns dias ninguém fala mais portuguê, até jogo da velh # é regiteg. povo safado!