Oposição reúne lideranças em Penedo
O 5º Encontro Regional Alagoas Realidade e perspectivas reuniu durante todo o dia desta sexta-feira, 11, no Ginásio do Sesi na cidade de Penedo lideranças políticas de todo o Estado.
O objetivo, segundo os organizadores do evento foi traçar um diagnóstico dos principais problemas do Estado e propor soluções para colocar o Estado no caminho do desenvolvimento econômico e social. O evento foi promovido pela União dos Vereadores do Estado de Alagoas – (Uveal).
O encontro contou com a presença dos senadores, Renan Calheiros (PMDB) e Fernando Collor (PTB) ministro do Turismo Vinicius Lages, deputados federais, Renan Filho, Rosinha da Adefal (PTdoB) Givaldo Carimbão (Pros)Francisco Tenório (PTN) deputados estaduais Ricardo Nezinho (PMDB) Judson Cabral (PT) Dudu Holanda , Edval Gaia Filho (PSDB) João Beltrão, Thaise Guedes, ex-governador Moacir Andrade, bispo diocesano de Penedo, dom Valério Breda, além de representantes de 17 partidos políticos, 86 prefeitos e 500 vereadores segundo foi anunciado pelo cerimonial.
O primeiro a fazer a saudação na abertura dos trabalhos foi o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PMDB) que falou da importância dos encontros realizados anteriormente e das ações pleiteadas e solucionadas citando como exemplo a renegociação das dividas dos trabalhadores rurais. Falou da importância de Penedo ser palco das discussões. Afirmou que Alagoas se encontra em uma situação critica.
Apresentação de um diagnóstico
O ex-governador Ronaldo Lessa, (PDT) em seu discurso, informou que o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB) fará um diagnóstico de todos os encontros realizados e após ouvir lideranças fará um resumo das realizadas de Alagoas com a proposta e um projeto de governo que recupere Alagoas. O ex-prefeito, Luciano Barbosa após apresentar um diagnostico sobre os eventos anteriores realizados, afirmou que aquele encontro simboliza o esforço do povo numa demonstração de unidade.
Barbosa falou de um trabalho que será apresentado nas comemorações do bi-centenário de Alagoas em 2017, que envolve intelectuais, professores da Universidade Federal de Alagoas – Ufal, com a redação de um documento enfocando três grandes problemas com foco na baixa capacidade de gerar riquezas e nos indicadores da violência, que assusta, e nos altos índices de analfabetismo com 22,5% de analfabetos. Citou em seguida, os altos índices de analfabetos funcionais.
O deputado federal Paulo Fernandes (PT) Paulão, destacou a passagem dos 50 anos do golpe militar e ressaltou a participação dos alagoanos plantando a semente da democracia e destacou o ex-governador Ronaldo Lessa. Afirmou da necessidade do grupo anunciar o candidato a governador. Paulão defendeu o nome do deputado federal Renan Filho, afirmando que tem experiência e vivencia estratégica em favor de Alagoas.
O parlamentar petista teceu criticas aos altos índices de violência em Alagoas, e criticou as colocações do ex-secretário de Estado da Defesa Social, Eduardo Tavares quando afirmou “Que segurança em Alagoas nem santo resolve”. O ex-secretário não teve capacidade de gerenciar o processo, detonou.
O deputado federal Renan Filho (PMDB) destacou o trabalho de toda a bancada de Alagoas no Congresso Nacional na liberação de emendas através do Orçamento da União para desenvolver o turismo com a duplicação da BR-101, o Canal do Sertão, novos shoppings o dinamismo do Comércio em Maceió e Arapiraca e o Centro de Convenções de Arapiraca cujos recursos estão assegurados através do Ministério do Turismo.
Afirmou da necessidade de se construir um plano sólido para Alagoas, “precisamos enfrentar o desafio de fazer mais pela educação, pelo crescimento econômico e uma Alagoas digna, humana que atenda aos anseios da coletividade” completou Renan Filho. O ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PRTB) afirmou que desta mesa sairá o governador de Alagoas. “Estamos discutindo internamente um plano para Alagoas.” “Estão brincando de fazer política com Alagoas” Estamos juntos e preparados para eleger o governador de Alagoas, completou. Afirmou Almeida que esta escolha é para o bem de Alagoas, e não aceitamos o que está ocorrendo hoje.
Senador Collor diz que a união está se consolidando
Em seu discurso, o senador Fernando Collor afirmou que a unidade em favor de Alagoas está se consolidando para um programa de governo um programa de vida para um estado que acalenta esperança de que se reproduza em políticas públicas de qualidade. Falou da necessidade de trabalhar as políticas públicas na educação, uma vez que sem essa ação não podemos combater a violência.
Afirmou ser justa a reivindicação dos prefeitos na luta pelas perdas de recursos. Os 2% serão concedidos é uma justa reivindicação. Afirmou o senador, que o próximo governador de Alagoas sairá das fileiras da oposição. “Alagoas passa por um momento difícil na sua principal atividade econômica a indústria canavieira precisamos avançar ainda mais chega de indústrias de anúncios publicitários”.
Afirmou o senador que 98% das obras realizadas em Alagoas são provenientes de recursos do Governo Federal . Collor fez um apelo para salvar o Rio São Francisco que está morrendo e pedindo socorro. “vamos salvar o Velho Chico” apelou.
Finalizando, agradeceu a presença de todos afirmando ser o encontro, um ato de fé em relação ao futuro e aos anseios do povo alagoano. O prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos – (AMA) afirmou em breve discurso, que ali não estava um filiado do PSDB, e sim um municipalista e teceu criticas ao modelo concentrado de recursos do Governo Federal.
“Todos os presidentes possuem a mesma ideologia de concentrar os recursos em Brasília.” Dantas defendeu a liberação dos recursos dos do petróleo e dos royalties que se encontram engavetados há um ano no Supremo Tribunal Federal.
Unificar os partidos
O senador Renan Calheiros falou da necessidade da unificação dos partidos e destacou a presença de dom Valério Breda no encontro como emblemática e enriquecedora. Disse o mesmo ao se referir a presença do ex-governador Moacir Andrade. Afirmou que será lançado um portal em Alagoas com as propostas do governo e as transformações. Afirmou que vai buscar a autorização dos partidos para indicar o pré-candidato ao governo de Alagoas. “O lado de lá já escolheu o pré-candidato ao governo, vamos envolver o povo, pois é fundamental a participação dos estudantes”. Precisamos potencializar este Estado participando do debate e não no embate, completou. Encerrou afirmando que no final de abril apresenta o candidato ao Governo de Alagoas.
Roberto Gonçalves