CARPIL participa do VII Seminário Nacional do Programa de Nacional de Crédito Fundiário (PNCF)

lu

Durante os dias 09, 10 e 11 de abril, o presidente da Cooperativa Regional de Palmeira dos Índios (CARPIL), Luciano Monteiro participa do VII Seminário Nacional do Programa de Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que acontece em Pirenópolis (GO).

O seminário contribuirá para o aprimoramento do programa nas unidades da Federação, sendo uma grande oportunidade para juntamente com diversos fatores que trabalham na execução do programa nos estados e com os beneficiários, buscar soluções e estratégias para melhorar o programa e o desempenho de toda a rede de parceiros que atuam com o PNCF.

Luciano Monteiro destacou que “o Seminário tem como objetivo compra de terras para jovens, mulheres, agricultores familiares com Sustentabilidade, Sucessão da Terra no Campo, Combate a Pobreza Rural”.

O evento também terá caráter comemorativo, já que o PNCF completou 10 anos em 2013.

Criado pelo MDA, o programa de Crédito Fundiário é uma política complementar à reforma agrária – uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação. O PNCF atende agricultores familiares sem terra ou com pouca terra, principalmente jovens rurais. Desde sua implantação, há dez anos, a política já beneficiou mais de 138 mil famílias e investiu cerca de R$ 3 milhões.

 

Crédito Fundiário

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é gerido pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), em parceria com estados e com os movimentos sociais de trabalhadores (as) rurais e da agricultura familiar.

Além da terra, o PNCF permite ao agricultor construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.

A política possui três linhas de financiamento – com juros que variam de 0,5% a 2% e assistência técnica de cinco anos – e selos adicionais para jovens, negros não quilombolas, mulheres e para projetos ambientais, sendo uma importante alternativa para agricultores familiares, principalmente a juventude.

O financiamento pelo PNCF pode tanto ser individual quanto coletivo.

 

 

 Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *