Carpil participa de audiência pública sobre benefício do Garantia Safra
A cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios Ltda (CARPIL) representada pelo seu presidente Luciano Monteiro participou de uma audiência pública em Brasília na tarde desta terça-feira (08).
O intuito da audiência é que a proposta, que amplia o pagamento do benefício garantia-safra para a safra 2012/2013 seja aprovado através da Medida Provisória (MP) 635/13.
Na audiência pública, o presidente da Carpil esteve com a comissão mista da Medida Provisória (MP) 635/13, à convite do senador Walter Pinheiro, presidente da Comissão que trata do seguro Garantia-Safra.
Luciano Monteiro destacou na oportunidade que “as perdas decorrentes de uma seca nas proporções da enfrentada hoje pelo Nordeste, a mais severa dos últimos 30 anos, não são recuperadas em apenas uma safra. É preciso que a ajuda se estenda por mais tempo”.
Representantes dos ministérios da Fazenda; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e do Desenvolvimento Agrário também foram ouvidos na oportunidade. “Convoquei essa audiência para dialogar com a sociedade e o governo e construir meu relatório final sobre a MP”, informou o deputado Givaldo Carimbão (AL), que é relator da matéria na comissão mista.
Negociação
O relator da MP 635/2013 na comissão mista que a analisa, deputado federal Givaldo Carimbão (PROS-AL), informou que já deu início às negociações com o governo para atender os apelos dos produtores de cana. Apesar de reconhecer a dificuldade econômica de se ampliar o benefício, ele defendeu que seria melhor “dar um subsídio do que dar bolsa-família”. Carimbão assegurou que vai tentar um entendimento com o Palácio do Planalto, por entender as dificuldades enfrentadas pelos produtores nordestinos.
— Vamos tentar construir com o governo uma MP que passe na Câmara, no Senado e que chegue à Presidência sem risco de veto — prometeu.
O presidente da comissão, senador Walter Pinheiro (PT-BA), marcou para 22 de abril a leitura do relatório da MP. Também participaram da audiência, o representante da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Jonas Ismael, e o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini.
Assessoria
Foto: Agência Senado