Carpil participa de audiência pública sobre benefício do Garantia Safra

downloadA cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios Ltda (CARPIL) representada pelo seu presidente Luciano Monteiro participou de uma audiência pública em Brasília na tarde desta terça-feira (08).

O intuito da audiência é que a proposta, que amplia o pagamento do benefício garantia-safra para a safra 2012/2013 seja aprovado através da Medida Provisória (MP) 635/13.

Na audiência pública, o presidente da Carpil esteve com a comissão mista da Medida Provisória (MP) 635/13, à convite do senador Walter Pinheiro, presidente da Comissão que trata do seguro Garantia-Safra.

Luciano Monteiro destacou na oportunidade que “as perdas decorrentes de uma seca nas proporções da enfrentada hoje pelo Nordeste, a mais severa dos últimos 30 anos, não são recuperadas em apenas uma safra. É preciso que a ajuda se estenda por mais tempo”.

Representantes dos ministérios da Fazenda; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e do Desenvolvimento Agrário também foram ouvidos na oportunidade. “Convoquei essa audiência para dialogar com a sociedade e o governo e construir meu relatório final sobre a MP”, informou o deputado Givaldo Carimbão (AL), que é relator da matéria na comissão mista.

Negociação

CMMPV - Comissões Mistas Medidas Provisórias

O relator da MP 635/2013 na comissão mista que a analisa, deputado federal Givaldo Carimbão (PROS-AL), informou que já deu início às negociações com o governo para atender os apelos dos produtores de cana. Apesar de reconhecer a dificuldade econômica de se ampliar o benefício, ele defendeu que seria melhor “dar um subsídio do que dar bolsa-família”. Carimbão assegurou que vai tentar um entendimento com o Palácio do Planalto, por entender as dificuldades enfrentadas pelos produtores nordestinos.

— Vamos tentar construir com o governo uma MP que passe na Câmara, no Senado e que chegue à Presidência sem risco de veto — prometeu.

O presidente da comissão, senador Walter Pinheiro (PT-BA), marcou para 22 de abril a leitura do relatório da MP. Também participaram da audiência, o representante da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Jonas Ismael, e o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini.

 

 

Assessoria

Foto: Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *