Santa Rita: Alerta no Dia Mundial de Combate ao Câncer
Nesta terça-feira (8), é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer e o Hospital Regional Santa Rita, em Palmeira dos Índios, sempre preocupado com o bem estar e a saúde da população, destaca a passagem dessa data, mostrando a importância de uma vida saudável como forma de prevenção, tratamento adequado e como identificar o surgimento da neoplasia.
No Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2014 serão quase 580 mil novos casos da doença, sendo prevalente em homens. De acordo com o Diretor Médico do Hospital Santa Rita, Eduardo Arruda, que é coloproctologista e desenvolve elogiado trabalho no tratamento do câncer do intestino na instituição, serão cerca de 33 mil novos casos nesse ano, somente de câncer de intestino no Brasil. “Se excluirmos o câncer de pele, ele é o 3º. mais incidente em homens, atrás apenas do câncer de próstata e pulmão e o 2º em mulheres, onde a neoplasia de mama é a mais freqüente,” acrescentou o especialista.
Ainda segundo o médico, a sintomatologia da neoplasia maligna é muito variada e depende da localização do tumor e das estruturas por ele acometidas. Alguns sinais e sintomas como febre, falta de apetite, fraqueza e emagrecimento são comuns a diversas neoplasias.
No caso de câncer no intestino, em geral os tumores não apresentam sintomas em sua fase inicial, entretanto, a presença de sangramento anal, sangue nas fezes, mudança do ritmo intestinal, como diarréia e/ou obstipação alternadas, perda de peso sem causa aparente, entre outros sintomas, precisam ser informadas ao médico, pois o diagnóstico precoce possibilita a cura em mais de 70% dos casos.
Atualmente, o Hospital Regional Santa Rita, em parceria com a prefeitura municipal de Palmeira dos Índios oferece exames que possibilitam a detecção precoce de diversas neoplasias. “Temos a satisfação de dispor de exames laboratoriais confiáveis, como tomografia computadorizada, mamografia digital, endoscopia digestiva de alta definição dentre outros exames que nos auxiliam na guerra contra o câncer,” disse Eduardo Arruda.
A direção médica do Hospital Santa Rita reforça que, tão importante quanto à detecção precoce, são medidas preventivas. Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, prática regular de atividade física, dieta rica em fibras e pobre em gorduras de origem animal e industrializada são cuidados básicos que qualquer pessoa deve ter para que se diminuam as chances de doenças como o câncer.
Com as continuas melhorias que o Hospital Regional Santa Rita vem proporcionando a população do Agreste, doenças como o câncer, que antes só podiam ser tratados com maior acompanhamento em outras cidades como Arapiraca e Maceió agora podem ser detectados e tratados na instituição.
Assessoria
O hospital santa rita precisa mostrar é onde gasta mais de um milhao por mes e o atendimento é uma desgraça