As tendências de maquiagem das passarelas para as ruas

Tendências de maquiagem SPFW verão 2015

Tendências de maquiagem SPFW verão 2015 (Mariana Pekin)

Conhecido reduto da moda, por apresentar as tendências de vestuário para as próximas estações, a São Paulo Fashion Week também tem a função de apontar o que estará em alta quando o assunto é maquiagem e cabelo.

Na 37ª edição da semana de moda paulistana, que chegou ao fim na última sexta-feira, os beauty artists, profissionais do universo da beleza, deixaram de lado os makes impraticáveis e estranhos para trazer para a passarela a beleza das ruas, claro, de uma maneira mais sofisticada e profissional.

“A moda quer nivelar a beleza da mulher e não aterá-la, é uma simplificação”, diz Fabiana Gomes, maquiadora sênior da marca M.A.C, responsável por seis desfiles na semana paulistana, entre eles os dos estilistas Gloria Coelho e Pedro Lourenço. “A ideia é escolher um elemento do rosto para explorar e não fazer tudo ao mesmo tempo.

Não significa que a mulher não esta maquiada, mas vendemos a ideia de que somos naturalmente maravilhosas. É o photoshop da maquiagem.”

Para ficar com essa “naturalidade”, os looks vistos na SPFW passaram por cerca de quinze etapas até ficarem prontos. Boa parte dos esforços está concentrada na preparação da pele, que deve receber a ajuda da equipe composta por hidratante, primer (preparador da pele), base, corretivo, pó, blush e iluminador.

Na lista abaixo, especialistas da área analisam as principais tendências desfiladas pelas modelos e ensinam como copiar o estilo minimalista da próxima estação. Confira:

O retorno do rosa

“O rosa vai estar em alta nas sombras e também nos batons. Quem não tem costume de usar sombra colorida nos olhos pode incorporar com algo habitual. Por exemplo, se costuma usar sombra marrom, aplique apenas no canto dos olhos e na pálpebra móvel use a cor rosa”, diz Fabiana Gomes, maquiadora sênior da marca M.A.C. Para as mais ousadas, a profissional sugere a utilização da cor rosa no fim da sobrancelha até o começo do côncavo do olho.

Sombra berinjela

As variações do rosa também estarão em alta. Entre estes derivados estão as sombras vinho e berinjela. Fernando Torquatto, make up artist de O Boticário, sugere que cada mulher identifique a tonalidade que melhor se adequa com a sua pele. “As mulheres claras devem evitar o rosa muito amarelado, que some e dá uma aparência abatida. Já os derivados do rosa mais escuros estão liberados para todos os tons de pele”, diz. Para dar a impressão que o olho é maior, use um lápis branco na linha d’água.

Sobrancelha marcada

Seguindo a linha da naturalidade, as sobrancelhas devem ser mais grossas, com um visual mais marcante, avisa o beauty artist Duda Molina. Para deixar o olhar mais destacado, mas sem exageros, sugere-se o uso da sombra marrom escura nos cantos externos, iluminador nos cantos internos, lápis branco na linha d’água e muita máscara preta nos cílios.

Dourados e amarelo

Segundo Mirele Martinez, gerente de maquiagem de O Boticário, o amarelo é a cor da estação, assim como sua variação metalizada, o dourado. “O uso mais comum é este, como um delineador no canto interno do olho. A dica é misturar com outras cores mais escuras na pálpebra móvel, para dar profundidade, como um verde mais escuro, marrom ou o próprio preto”, diz.

Sombras metalizadas

Fabiana Gomes, maquiadora sênior da marca M.A.C., avisa que as sombras metalizadas não são exclusividade da noite, e podem ser usadas no dia a dia. “Se bem usado, o metalizado fica elegante e jovial”, conta. No look desfilado na SPFW, a modelo usa sombra dourada na pálpebra móvel e em todo o contorno do olho, acima, próximo à sobrancelha, lança mão de um tom mais escuro, quase cobre. A maquiagem é finalizada com máscara de cílios preta e iluminador branco no canto interno do olho.

Iluminador

“O iluminador é uma manobra sutil da maquiagem. Ele deve ser usado para ser percebido apenas com a movimentação do rosto”, explica o maquiador Duda Molina. Na SPFW, o produto foi visto de modo mais destacado, em tons perolados, acima da maçã do rosto e próximo ao canto externo do olho. Para o dia a dia, Molina sugere que cada mulher procure pelo tom mais próximo possível de sua pele e o utilize na mesma altura, próximo ao olho.

Batom laranja

“O laranja veio para ficar. Ele dá vida ao rosto e melhora a aparência. Fica bem para a brasileira e pode ser usado por todos os tons de pele. Uma mulher mais branca deve optar pelo laranja mais aberto e claro, as morenas e negras podem variar para um laranja avermelhado, que fica sofisticado, e as asiáticas devem preferir um laranja levemente rosado”, sugere Mirele Martinez, gerente de maquiagem de O Boticário.

Nude saudável

A tendência natural não deve ser confundida com um excesso de palidez ou a falta de maquiagem. Por isso, se o olho não ganhar nenhum destaque, a boca deve ter uma cor um pouco acima da tonalidade da pele. No look da foto, o batom rosa azulado foi o escolhido para a modelo de pele clara. “Para as morenas, o rosa médio funciona bem. Enquanto negras podem utilizar um batom berinjela”, sugere Fernando Torquatto, make up artist de O Boticário.

Lápis de olho

Os lápis de olhos tomam o lugar dos delineadores e podem ser vistos ou em tons bem claros, como branco e bege aplicados na linha d’água, para abrir o olhar, ou o famoso e fiel contorno preto, antigo conhecido das mulheres. Mirele Martinez, de O Boticário, sugere o uso de pigmentos dourados acima do côncavo, que completam o estilo elegante, sem exageros.

 Sombras marrons

“O marrom é um coringa da maquiagem e está em alta. Ele combina bem com outras cores, como azul, berinjela e também cores metálicas, como dourado, bronze e prata”, diz Fernando Torquatto, make up artist de O Boticário. Na maquiagem da foto, o marrom é utilizado em todo o contorno do olho, e um iluminador rosa escuro aparece no canto externo do olho. A dica de Torquatto é apostar sempre em 20% de uma sombra com cor e 80% de uma cor neutra, como o marrom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *