Congresso de Jornalistas finalizou ontem em Maceió

10173580_852690791413944_123652674_nJornalistas em defesa do trabalho e da democracia, assim pode se definir o 36º Congresso Nacional de Jornalistas que ocorreu em Maceió e finalizou neste sábado (05).

O Centro de Convenções Ruth Cardoso, foi o grande palco durante os quatro dias de congresso que aconteceu de . Mais de 500 profissionais e estudantes de Jornalismo participaram do evento para debater os temas de maior repercussão no dia a dia da categoria e para reafirmar o compromisso de todos com a defesa dos jornalistas, do jornalismo e da democracia.

734532_436239053146285_2029821881_n
Café com Cultura.

O Projeto Café com Cultura foi um dos grandes destaques da edição deste ano que aconteceu de 02 a 06 de abril.

Um dos pontos marcantes foi o tributo às vítimas da ditadura que reuniu mais do que história, discursos e a boa música preparada por Luiz Pompe. Na noite de sexta (04) no Memorial Teotonio Vilela na praia de Pajuçara.

No palco, além de representantes políticos e de entidades, como o Sindjornal, a Fenaj e o Instituto Teotônio Vilela, estavam pessoas que sofreram na pele ou na vida a violência praticada pelo Estado durante o regime militar que se instalou a partir do Golpe de 1964.

Os nomes dos jornalistas Freitas Neto e Dênis Agra foram citados entre as pessoas que enfrentaram e foram perseguidas pelo regime (Denis chegou a ser preso e torturado), mas foi o nome de outro alagoano, Jayme Miranda, um dos 22 jornalistas brasileiros mortos pelo regime – e cujo corpo a família nunca conseguiu localizar para sepultar – que simbolizou o ato de homenagem às demais vítimas.

10153766_436476846455839_123815781_n
Jornalista Audálio Dantas fala sobre o regime militar no tributo as vítimas da ditadura no Memorial Teotonio Vilela.

Francisco José repórter especial da TV Globo, foi umas das principais participações do Congresso, assim como também o jornalista e escritor Audálio Dantas, o jornalista e professor da PUC, Fábio Fernandes, o jornalista Ascânio Seleme do O Globo e o jornalista Raimundo Pereira, diretor da Revista Retratos do Brasil foram os palestrantes marcantes do congresso.

Várias participações foram registradas e movimentaram o último dia do CNJ que tiveram como parte integrante o Presidente da Federação Internacional dos Jornalistas, Jim Boumelha, da secretária geral da Associação Nacional de Jornalistas do Perú, Zuliana Lainez, e da Vice-presidente da FENAJ, Maria José Braga.

O Congresso Nacional dos Jornalistas é uma promoção da FENAJ, realizado, este ano, pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), com patrocínio do Governo de Alagoas, Prefeitura de Maceió, Sebrae, Petrobras, Federação da Industria do Estado de Alagoas (FIEA), Caixa Econômica Federal e Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte e Secretaria de Políticas de Promoção pela Igualdade Racial (SEPPIR).

Redação Estadão Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *