Téo e Rui já falam abertamente em apoio a Biu Lira ao governo
Em época de articulações, a habitual prudência evita conclusões preciptadas, mas as declarações de dois líderes do tucanato alagoano, o governador Teotonio Vilela Filho e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, apontam para o senador Benedito de Lira (PP) como o nome a ser apoiado pelo Palácio República dos Palmares na disputa pelo governo do Estado. .
O próprio governador, em entrevista esta semana, ressaltou que tem cinco nomes fortes no ninho tucano, mas começou a usar um “pode ser” referindo-se à pré-candidatura Biu Lira num chapa de coalizão.
Os outros nomes contabilizados por Téo são os ex-secretários Marco Fireman e Luiz Otávio Gomes (de Infraestrutura e de Planejamento, respectivamente), Alexandre Toledo e o vice-governador, José Tomáz Nonô.
“Biu de Lira pode ser candidato da base aliada do governo do Estado ao executivo estadual. Temos cinco candidatos. E estamos trabalhando para coalizão entre cinco nomes que temos para candidatura única e estou trabalhando nesse sentido”, disse Vilela.
“Sozinho na pista”
Apesar de não está diretamente inserido no xadrez político, e portanto, com pouco peso na formação de opinição, o ex-secretário de Educação de Alagoas, Adriano Soares, em seu perfil no facebook, tachou o senador do PP de preciptado por ter divulgado sua intenção de se candidatar ao governo do Estado. Para Soares, Biu ficou “sozinho na pista, exposto e sem apoios formais”.
Já o prefeito Rui Palmeira, classificou o momento como o cenário eleitoral mais confuso de todos os tempos. Segundo ele, tanto para as pré-candiduras ao Executivo como para o Legislativo.
Para Rui, a situação só começa a se definir quando iniciar o prazo de desimcompatibilização.
Questionado sobre um possível apoio ao senador Benedito de Lira (PP), Palmeira declarou que Biu sempre teve seu apoio, mas que é cedo para decidir sobre o assunto. “É preciso uma definição do PSDB”, afirmou.
A presença de representantes do PSDB em um evento organizado pelo senador, na semana passada, para Rui, foi um indicativo de que o partido irá apoiar Biu de Lira, mas não é “martelo batido”, já que o pré-candidato do PSDB é o ex-secretário de Infraestrutura, Marco Fireman.
Enquanto isso, o ex-secretário Marco Fireman briga por espaço na mídia veiculando material com feitos realizados em sua gestão à frente da Seminfra, a exemplo do Canal do Sertão. Mas lideranças garantem que Fireman não estaria de escanteio, podendo surpreender na última hora. .
Nos bastidores já se especula também que Luiz Otávio Gomes já seria carta fora do baralho, pelo menos numa chapa com Biu. Com isso, Log migraria para uma chapa “dissidente”, entrando como vice numa chapa encabeçada pelo vice-governador Nonô.
Fonte: http://tnh1.ne10.uol.com.br/