Roseberg vence GP da Austrália. Massa é ‘atropelado’ e abandona.
Como já era previsto, o GP da Austrália provou a superioridade da Mercedes na primeira prova da temporada 2014 da Fórmula 1. O papel de protagonista da corrida disputada em Melbourne, entretanto, foi trocado em cima da hora. Em vez do pole position Lewis Hamilton, que abandonou após quatro voltas, coube a Nico Rosberg monopolizar as atenções no circuito de Albert Park. Após uma largada ousada, o alemão tirou a liderança do companheiro de equipe para vencer a prova de ponta a ponta. Com o triunfo, Nico repete o feito do pai, Keke Rosberg, vencedor do GP da Austrália de 1985, realizado em Adelaide.
Após colocar a RBR na primeira fila do grid e mostrar que a atual tetracampeã não está totalmente fora da disputa pelo campeonato, o “anfitrião” Daniel Ricciardo conseguiu deter a ofensiva do novato Kevin Magnussen, da McLaren, e assegurou o segundo lugar e sua estreia no pódio. A equipe austríaca só não teve mais motivos para comemorar porque Sebastian Vettel abandonou o RB10 ainda na quinta volta. Com o dinamarquês Magnussen em terceiro, a McLaren voltou a frequentar o pódio após um longo jejum de 19 corridas. De quebra, o time inglês emplacou Jenson Button na quarta posição e assumiu a liderança do campeonato, com 27 pontos.
Corrida de Massa termina na primeira curva
Uma trapalhada de Kamui Kobayashi frustrou as expectativas pela estreia de Felipe Massa na temporada 2014. Na primeira curva, a Caterham do japonês acertou em cheio a Williams do piloto brasileiro, que saiu do cockpit inconformado com as circunstâncias do acidente. O “showman” se desculpou pelo episódio em um perfil nas redes sociais, mas Felipe ressaltou que pretende cobrar da FIA uma punição severa para o adversário.
Na ausência de Felipe, a Williams apostou todas as fichas no finlandês Valtteri Bottas, que largou da 15ª posição. Conseguindo explorar bem a potência do motor Mercedes, Bottas já partia para cima de Fernando Alonso quando abusou da confiança e tocou a roda direita no muro, perdendo o pneu traseiro. A empolgação do companheiro de Felipe Massa lhe custou uma ida para os boxes e provocou a entrada do safety car.
Mas o piloto de 24 anos foi para os boxes, trocou o pneu e começou uma bela escalada em busca dos primeiros pontos da Williams no campeonato. O finlandês voltou na 16ª posição e começou o ataque ferrenho aos adversários. Uma das ultrapassagens mais arriscadas foi sobre o compatriota Kimi Raikkonen, da Ferrari, mas o estilo aguerrido funcionou e Bottas conseguiu chegar ao fim com um satisfatório sexto lugar.
Confira o resultado do GP da Austrália:
1. Nico Rosberg (Mercedes): 1h32m58s710
2. Daniel Ricciardo (RBR-Renault): +24s525
3. Kevin Magnussen (McLaren-Mercedes): +26s777
4. Jenson Button (McLaren-Mercedes): +30s027
5. Fernando Alonso (Ferrari): +35s284
6. Valtteri Bottas (Williams-Mercedes): +47s639
7. Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes): +50s718
8. Kimi Raikkonen (Ferrari): +57s675
9. Jean-Eric Vergne (STR-Renault): +1m00s441
10. Daniil Kvyat (STR-Renault): +1m03s585
11. Sergio Perez (Force India-Mercedes): +1m25s916
12. Adrian Sutil (Sauber-Ferrari): +1 volta
13. Esteban Gutierrez (Sauber-Ferrari): +1
14. Max Chilton (Marussia-Ferrari): +2
15. Jules Bianchi (Marussia-Ferrari): +8
Abandonos:
Romain Grosjean (Lotus-Renault): 43 voltas
Pastor Maldonado (Lotus-Renault): 29
Marcus Ericsson (Caterham-Renault): 27
Sebastian Vettel (RBR-Renault): 3
Lewis Hamilton (Mercedes): 2
Kamui Kobayashi (Caterham-Renault): 0
Felipe Massa (Williams-Mercedes): 0
G1.com