Em briga apertada, Hamilton faz pole na Austrália; Massa é 9º
O britânico Lewis Hamilton conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1. Em uma disputa emocionante no Circuito de Albert Park, em Mônaco, o campeão mundial de 2008 superou a disputa nos segundos finais com Daniel Ricciardo (Red Bull) e Nico Rosberg (Mercedes), faturando o primeiro lugar no grid.
O inglês da Mercedes marcou 1min44s231, contra 1min44s548 do festejado australiano da Red Bull. Rosberg marcou 1min44s595 e completou as três primeiras posições, ao lado do estreante Kevin Magnussen, dinamarquês da McLaren. Fernando Alonso (Ferrari) e Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) formam a terceira fila.
Os dois carros da Williams foram ao Q3, fato raro nos últimos anos, mas tiveram desempenho discreto: Felipe Massa foi nono, enquanto Valtteri Bottas foi décimo. O finlandês largará em 15º lugar, no entanto, por conta de uma troca de peças. Melhor para Jenson Button, que salta para a quinta fila. Nico Hulkenberg (Force India) e Daniil Kvyat (Toro Rosso) completam o Top 10.
Na primeira parte do treino de classificação, agora com 18 minutos de duração (contra 20 minutos até 2013), Massa chegou a liderar a classificação ao marcar 1min31s228. No entanto, o brasileiro da Williams terminou a sessão em terceiro lugar, atrás de Daniel Ricciardo (Red Bull) e Kevin Magnussen (McLaren).
A knock-out zone do Q1 eliminou prematuramente Max Chilton, Jules Bianchi (ambos da Marussia), Esteban Gutierrez (Sauber), Marcus Ericsson (Caterham), Romain Grosjean e Pastor Maldonado (ambos da Lotus). Quem se beneficiou com isso foi o japonês Kamui Kobayashi, que colocou a Caterham em 16º e levou a equipe ao Q2.
As surpresas, porém, vinham na segunda parte. Com pista molhada, Kimi Raikkonen escapou, bateu e abandonou com o 12º lugar – o finlandês da Ferrari terminou atrás de Jenson Button (McLaren), que ficou com o 11º lugar. Atrás da dupla, a maior surpresa: Sebastian Vettel não conseguiu recuperar o tempo perdido para a concorrência e ficou em 13º, sua pior posição de largada desde o Grande Prêmio da China de 2012.
A torcida australiana comemorou a eliminação de Vettel, especialmente porque seu companheiro, Daniel Ricciardo, foi o segundo. Adrian Sutil (14º com a Sauber), Kamui Kobayashi (15º com a Caterham) e Sergio Perez (16º com a Force India) também deram adeus prematuramente.
No Q3, a Williams optou por pneus intermediários e pagou o preço, colocando Massa em nono lugar e Bottas em décimo – o finlandês trocou peças e perderá cinco posições na largada. A dupla ficou atrás do russo Daniil Kvyat, da Toro Rosso. O estreante escapou no fim do treino e bateu.
Já com o cronômetro zerado, uma sequência emocionante na definição da pole: Nico Rosberg registrou o primeiro tempo, mas foi superado por Daniel Ricciardo. Enquanto a torcida australiana e os boxes da Red Bull faziam festa, Lewis Hamilton superou o australiano e faturou o primeiro lugar no grid de largada.
A corrida acontece neste domingo, a partir das 3h (horário de Brasília).