Após 20 dias no hospital, Oscar Schmidt recebe alta
Oscar Schmidt já havia tranquilizado seus fãs e comunicado, na segunda-feira, dizendo que estava bem, apesar de estar internado há 20 dias no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por causa de uma arritmia cardíaca. Poucas horas depois de enviar a mensagem, a maior estrela do basquete brasileiro recebeu alta e continuará em sua casa o tratamento contra o câncer no cérebro, uma batalha que ele trava desde 2011.
Aos 55 anos, o Mão Santa sofreu uma arritmia cardíaca no dia 17 de fevereiro. Ele foi hospitalizado, embora os médicos afirmassem que o problema não era grave e que não tinha relação com o câncer. Felipe Schmidt, filho do ex-jogador, contou que o pai estava sendo mantido internado mais por precaução dos médicos, que tentavam descobrir a causa da arritmia.
Em 2002, em plena atividade, Oscar sofreu uma arritmia cardíaca durante os playoffs do Campeonato Estadual do Rio, mas se recuperou e acabou levando o Flamengo ao título carioca daquela temporada.
Oscar é considerado um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. O ex-atleta é o recordista mundial de pontos, com 49.703, superando o americano Kareem Abdul-Jabbar. O recorde é extraoficial, pois não havia súmulas de todos os jogos de Oscar no Brasil. Em setembro do ano passado, o brasileiro foi eternizado ao entrar no Hall da Fama do basquete de Springfield, em Massachusetts, nos Estados Unidos
O Mão Santa foi o líder de um dos maiores feitos do basquete mundial. Em 23 de agosto de 1987, o Brasil foi campeão dos Jogos Pan-Americanos ao bater os Estados Unidos em Indianápolis, casa dos americanos, na final.
Oscar também foi bronze no Mundial de 1978, nas Filipinas. O ex-jogador participou de cinco Olimpíadas (Moscou, Los Angeles, Seul, Barcelona e Atlanta). A melhor colocação do Mão Santa com a seleção brasileira foi um quinto lugar, em Barcelona, 1992, e Seul, 1988.