Veja dicas para aliviar a ressaca após o Carnaval
Comer bem, alternar a bebida com copos de água, escolher opções com menor graduação de álcool e, principalmente, evitar exageros são alguns conselhos comuns para quem vai enfiar o pé na jaca no Carnaval. Mas, infelizmente, nem todo mundo consegue manter o controle durante a folia. A consequência é a famosa ressaca na quarta-feira de Cinzas.
O excesso de álcool tem um efeito tóxico sobre o organismo: acelera batimentos cardíacos, causa desidratação, sobrecarrega o fígado e irrita as mucosas do estômago e do esôfago, entre outros efeitos. É esse prejuízo o responsável pelos sintomas do “dia seguinte”: boca seca, náusea, vômito, diarreia e uma dor de Tome muita água: a medida é fundamental porque o álcool tem efeito diurético e “seca” o organismo. Além disso, a hidratação ajuda a diluir os componentes da bebida que irritam o estômago. O ideal é beber água antes, durante e depois da bebedeira.
Cuidado com a automedicação: se você está acostumado a usar algum remédio para dor de cabeça ou antiácido receitado pelo médico, provavelmente não vai resistir à tentação na hora da ressaca. Mas, cuidado: o ácido acetilsalicílico (aspirina), combinado com álcool, pode causar irritação na mucosa gástrica e aumentar o risco de hemorragias. E o paracetamol (Tylenol), misturado à bebida, pode prejudicar o fígado. Na dúvida, consulte o médico ou o farmacêutico.
Tome chá: como explica a consultora nutricional Patrícia Bertolucci no site Minha Vida, chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira são excelentes desintoxicantes. A professora de nutrição Jocelem Salgado, consultora do site Vya Estelar, também recomenda o chá verde, outro aliado na eliminação de toxinas.
Beba café, mas não exagere: uma pesquisa feita com ratos na Universidade Thomas Jefferson, nos Estados Unidos, mostrou que a bebida pode aliviar a dor de cabeça da ressaca. Mas nem todo mundo concorda com a recomendação. Segundo o neurologista Abouch Krymchantowski, o café é diurético e pode agravar a desidratação causada pelo álcool.
Consuma sucos e água de coco: assim como a água, os sucos naturais de frutas ajudam a hidratar o organismo e combater a hipoglicemia (diminuição do nível de açúcar no sangue), outro efeito do álcool.
Descanse: durante a ressaca, a luz e o barulho incomodam demais. Por isso, procure repousar com a luz apagada, em local silencioso, até se sentir melhor.
Evite alimentos pesados e gordurosos: como o álcool irrita o estômago, a alimentação no dia seguinte deve ser leve, para não agravar os sintomas. Prefira grelhados, frutas e hortaliças.
Dê folga ao organismo: não caia no conto de que voltar a beber é o melhor remédio para a ressaca. Esse, na verdade, é o melhor caminho para o alcoolismo.