Fátima Gomes Bernardes Bonemer
Fátima Gomes Bernardes Bonemer (Rio de Janeiro, RJ, 17 de setembro de 1962) é uma jornalista e apresentadora de televisão brasileira.
Entrou na Rede Globo em 1987 como apresentadora do RJTV e ficou nacionalmente conhecida em 1989 apresentando o Jornal da Globo.
Passou também pelo Fantástico, Jornal Hoje e Jornal Nacional, onde ficou de 1998 a 2012. Passou a ter um programa próprio durante as manhãs da emissora, Encontro com Fátima Bernardes.
Nascida no Rio de Janeiro. Com sete anos começou a cursar balé, mas depois optou por cursar jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a fim de ser crítica de dança.
Em 1983, começou a trabalhar no jornal O Globo como repórter de um caderno regional. Em fevereiro de 1987 entrou para a Rede Globo de televisão após ser aprovada em um curso de telejornalismo da emissora.
Meses depois passou também a apresentar o RJTV. Em maio de 1989 assumiu a apresentação do Jornal da Globo ao lado de Eliakim Araújo e em julho de 1989, passou a dividir a bancada com William Bonner, que viria a se tornar seu marido a partir de 1990.
Em 1993, começou a apresentar a revista eletrônica Fantástico ao lado de Celso Freitas e Sandra Annenberg. Em 1 de abril de 1996 assumiu a apresentação e edição do Jornal Hoje, voltando ao Fantástico em 1997, formando dupla com Pedro Bial.
Em 21 de outubro de 1997, deu à luz os trigêmeos Vinícius, Laura e Beatriz, e pouco tempo depois em março de 1998 se tornou âncora do Jornal Nacional, o principal telejornal da emissora, ao lado do marido William Bonner, cargo que ocupou até 5 de dezembro de 2011.
Neste cargo, destacou-se entre outras coisas por ser a enviada especial da Rede Globo para a Copa do Mundo de Futebol (quatro no total). Fátima Bernardes também é recordista do prêmio cedido pelo programa Domingão do Faustão “Os melhores do ano” garantindo cinco estatuetas no decorrer dos anos de 2004, 2005, 2006, 2007 e 2012.
Em 1 de dezembro de 2011, a Rede Globo anunciou em uma coletiva de imprensa mudanças na apresentação do Jornal Nacional.
Após quase 14 anos, Fátima Bernardes deixou a bancada do telejornal em 5 de dezembro de 2011 para, segundo palavras dela, realizar um novo sonho: fazer um programa que já tem seu formato definido e que entrará na grade da Rede Globo em 2014.
Quem entrou no Jornal Nacional para dividir a apresentação com William Bonner foi Patrícia Poeta que estava há cinco anos no Fantástico.
“O que eu posso adiantar é que eu continuarei com funções jornalísticas. Esse programa não é parecido com nenhum outro que está no ar.
É um sonho antigo que eu vinha amadurecendo. Este ano, em abril, entreguei um resumo do que eu queria fazer e fiquei muito feliz quando soube que o projeto agradou.
Já estamos trabalhando com um núcleo bem pequeno, mas já a partir da próxima semana a implementação desse programa será acelerada.
Agora, por questões estratégicas, ainda não posso contar nada sobre a estrutura, cenário, locação, horário ou dia da semana”.— ‘Fátima Bernardes’, na coletiva de imprensa.
No carnaval de 2014 Fátima volta a narrar os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, ao lado de Luís Roberto, substituindo a também jornalista Glenda Kozlowski