Carnaval exige cuidados com a saúde íntima
Encontrar um banheiro em meio à folia costuma ser uma tarefa difícil, que dirá achar um sanitário limpo. Mesmo na hora do aperto, ter cuidado redobrado com a higiene é fundamental para preservar a saúde íntima, já que banheiros públicos, especialmente os químicos, são locais intensamente contaminados.
Como precisam sentar para urinar, mulheres devem ficar mais atentas. Segundo o ginecologista Silvio Fernandes, vice-presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, encostar no vaso sanitário implica o risco de contrair infecções urinárias e vaginites.
— A infecção urinária provoca ardência ao urinar e deixa a urina mais escura e com cheiro forte. Se não tratado, o problema pode ascender para os rins, causando pielonefrite, que é grave — diz Fernandes.
Já a vaginite se manifesta com corrimento amarelado ou esverdeado, cheiro desagradável e ardência no ato sexual.
De acordo com o alergista Marcello Bossois, coordenador técnico do projeto social “Brasil sem alergia”, outro risco a que os usuários de sanitários ficam expostos é o de pegar o vírus HPV:
— Ele é transmitido por contato com objetos contaminados e por via sexual.
Homens e mulheres também devem evitar o uso de calças apertadas, que impedem a ventilação da região genital e facilitam a ocorrência de micoses, como candidíase.
Fonte: Extra