WhatsApp volta a funcionar após falha; aplicativo foi vendido ao Facebook 30
Usuários do aplicativo WhatsApp em diversas partes do mundo relataram na tarde deste sábado (22) problemas com o programa de comunicação instantânea. Muitos reclamaram no Twitter desta falha, dizendo que não conseguem se comunicar com seus contatos. O serviço só foi restabelecido no começo da noite. A empresa – comprada nesta semana pelo Facebook por um valor bilionário – ainda não se manifestou sobre o caso.
Testes do UOL Tecnologia indicaram que a mensagem aparentemente não chega aos servidores do serviço (ação indicada por um tique verde) nem ao celular do destinatário (dois tiques). Além disso, não é possível acrescentar novos contatos. Em alguns casos, o usuário não consegue nem acessar o programa, que exibe um ícone de “conectando”.
Curiosidades sobre a compra
O aplicativo é um substituto do SMS (mensagens de texto via celular). Ele usa o plano de dados de um smartphone para enviar mensagens aos contatos que também têm o software. O programa está disponível gratuitamente, por um ano, para as principais plataformas de sistema operacional (iOS, Android, Windows Phone e BlackBerry). Depois de 12 meses, a empresa cobra US$ 1 (cerca de R$ 2,35) para cada ano de uso.
Na quarta-feira (19), o Facebook anunciou a compra do aplicativo por US$ 16 bilhões (cerca de R$ 38,25 bilhões): US$ 4 bilhões (R$ 9,56 bilhões) em dinheiro e aproximadamente US$ 12 bilhões (R$ 28,68 bilhões) em ações da rede social. A aquisição pode chegar a US$ 19 bilhões (R$ 45,42 bilhões), porque prevê pagamento adicional de US$ 3 bilhões (R$ 7,17 bilhões) em ações, para fundadores e funcionários, nos próximos quatro anos.
Muitos associaram à venda ao problema deste sábado. Em piadas no Twitter, a falha passou a ser chamada de Zuckerbug (associação entre a palavra “bug”, usada para falhas, e o nome Mark Zuckerberg”.
UOL