Prazo para matrícula no SISU termina hoje
Termina nesta terça-feira (21) o prazo para a matrícula dos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os aprovados devem verificar junto às referidas instituições os documentos necessários e o horário de atendimento. O candidato que não comparecer na data prevista perderá a vaga.
A segunda chamada será divulgada no próximo dia 27, com matrícula entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro. O candidato que foi selecionado apenas para a sua segunda opção de curso, mesmo que tenha feito a matrícula, continuará concorrendo nesta segunda chamada à vaga que escolheu como primeira opção.
Política de cotas
Segundo a lei federal de cotas, este ano as instituições públicas de ensino superior devem reservar pelo menos 25% de suas vagas para alunos que fizeram todo o ensino médio na rede pública. Metade destas vagas será destinada a alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. A outra parte será reservada a negros, pardos e indígenas, em divisão feita de acordo com as estatísticas do último Censo da população brasileira feito pelo IBGE.
Além de ter que obedecer a lei federal, toda instituição é livre para destinar outras vagas a suas próprias políticas de ação afirmativa. No ano passado, as institutições que aderiam ao Sisu já destinavam, em média, 30% do total de suas vagas a estudantes cotistas.
Estados com mais vagas
Este ano, o número de vagas ofertadas é 33% maior do que em 2013. Minas Gerais é o estado com mais vagas. São 20.029 opções ofertadas por 18 instituições de ensino superior. Em segundo, vem o Estado do Rio, que tem 16.740 vagas em 15 instituições. Na Bahia, são sete instituições disponibilizando 11.839 oportunidades.
Rondônia é a unidade da federação com menor número de vagas ofertadas. São apenas as 140 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.
A Universidade Federal da Paraíba é a instituição com o número maior de vagas disponibilizadas (7.555). As federais de Mato Grosso (5.408), Ceará (6.378), Alagoas (5.168) e Rio de Janeiro (4.785) também estão entre as mais representativas. Com apenas 55 vagas, a UFPE, de Pernambuco, é a universidade federal com o número mais restrito.
Agência O Globo