Edital de transporte gratuito prioriza estudantes de baixa renda de Arapiraca
Da Redação com assessoria
A Prefeitura de Arapiraca resolveu dar mais oportunidades aos estudantes de baixa renda matriculados na rede municipal de ensino e que não têm condições de arcar financeiramente com viagens diárias para os campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Palmeira dos Índios.
Com a medida, a administração municipal publicou esta semana o Edital n° 001/2014 de seleção de estudantes que utilizarão o serviço de transporte gratuito. Ao todo, estão sendo ofertadas 215 vagas, sendo 100 para Ufal (50 para manhã e 50 para tarde), e 115 para o Ifal (50 para manhã, 50 para tarde e 15 para noite).
Para se inscrever a uma das vagas, o estudante tem que estar matriculado em um curso de nível técnico ou superior presencial do Ifal ou Ufal; e possuir renda familiar bruta mensal ao valor de 1/4 do salário mínimo (R$ 181), por pessoa. Os critérios estão baseados no Programa de Extensão Universitária (ProExt) e no Programa Universidade para Todos (Prouni),do Governo Federal.
As inscrições acontecerão entre os dias 27 de janeiro e 05 de fevereiro, no Centro Administrativo Antônio Rocha. O candidato deverá comparecer ao local munido dos documentos relacionados abaixo, sendo em cópia autenticada ou apresentação do documento original com cópia para certificação.
Documentos necessários:
Carteira de Identidade do(a) aluno(a);
Carteira de Identidade do pai e da mãe ou responsável legal (quando menor);
Certidão de Nascimento ou de Casamento do aluno (se for o caso);
CPF do(a) aluno(a);
CPF do pai e da mãe ou do responsável legal;
Comprovante de residência atualizado dos pais, ou do responsável legal (que comprove que reside em Arapiraca);
Comprovante de residência atualizado do(a) aluno(a), (que comprove que reside em Arapiraca);
Duas fotos 3×4;
Comprovante de matrícula;
Histórico Escolar do(a) aluno(a);
Certidão de Casamento dos pais ou responsável (com averbação de divórcio quando for o caso);
Certidão de Óbito para estudantes órfãos;
Certidão de Nascimento de todos os dependentes da renda familiar (parentes de primeiro grau);
Comprovante de Renda Familiar: Contracheque ou Declaração de Renda para Autônomos com Firma Reconhecida, ou Carteira Profissional (parte da foto, verso e do contrato) ou Declaração de Imposto de Renda completa atual ou
Extrato do Programa Bolsa Família com cópia do cartão magnético, além da guia de retirada da pensão ou aposentadoria;
Carteira Profissional (parte da foto, verso e contrato) do pai, da mãe ou responsável que esteja desempregado ou que seja do lar (sem renda).
Para maiores informações, leia o Edital clicando AQUI.