A balança da política vai balançar.

E não está nem de perto balanceada. A confusão ficou estabelecida, principalmente depois que o governador Téo Vilela estratégica ou cinematograficamente renunciou ao seu direito de ser candidato ao Senado Federal por onde já passeou por 20 anos.

Claro que foi bom, muito bom, para o Senador Fernando Collor que, praticamente tem pela frente a vereadora Heloisa Helena que, a meu ver, deixou escapar por entre os dedos o seu foco principal de quando foi eleita senadora pela primeira vez.

Outros candidatos para fazerem frente a Collor estão mais ou menos de prontidão sem receberem a ordem de marcha. Dentre eles, o nome de Alexandre Toledo pode ser o escolhido do Palácio, se persistir a enorme persistência de Biu Lyra que se diz candidato em campanha para governador.

E aí reside o outro problema: o cargo de governador, principalmente nas oposições ou no chamado “Frentão”. Renan Calheiros, sem dúvida lidera pesquisas, mas será mesmo o candidato ou tentará emplacar seu filho, o deputado federal Renanzinho? Afinal, o presidente do Senado está em excelente posição e, quem sabe, sua liderança federal, sustentada por mais dois anos não será o melhor para um futuro que só Deus sabe? Afinal, estamos falando de um dos maiores articuladores políticos do país.  De Collor, duvido muito que queira voltar para a terrinha. E, como Senador, tem prestado reais serviços a Alagoas. E, então, restam duas  hipóteses:  a primeira seria a de colocar Renanzinho com o ex-prefeito Cícero Almeida como vice, o que é aceito. A segunda, exatamente o contrário com a inversão de posições e Cícero na cabeça de chapa. Esta é a fórmula que pode reunir capital e interior e ainda apoiar a reeleição de Collor com bastante energia.

O fato é que o “frentão” tem mais possibilidades de “mexidas” do que o lado do governo.

Mas uma coisa é fato: ninguém absolutamente ninguém poderá afirmar hoje quem será o nosso próximo governador.     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *