Maceió é o 4º destino turístico do Brasil
O mar de Maceió ora é azul-turquesa, ora é verde esmeralda com suas jangadas e vastos coqueirais. Com este cenário “não há quem não morra de amores pelo meu lugar”, como diz a canção do compositor Elieser Setton. Mas esta paixão também é compartilhada pelos brasileiros e estrangeiros. Em recente levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo (Sindetur-SP), a capital alagoana é o quarto destino nacional mais mencionado pelas agências de turismo, com base nas vendas aos consumidores.
Este levantamento divulgado no Portal do Turismo (Ministério de Turismo) também aponta que em 2014 o turismo de sol e praia deve continuar impulsionando a expansão dessa demanda. O Brasil tem mais de 8 mil quilômetros de costa. São cerca de duas mil praias que, anualmente, atraem cerca de 1,7 milhão de visitantes estrangeiros e aproximadamente 27 milhões de brasileiros, de acordo com estudos recentes de caracterização da demanda turística no País.
Maceió é o destino preferido de muitos turistas, como é o caso do casal paulista, Milton e Ecia Neves, que durante sete anos escolhem a cidade para passar as férias com a família. “Alugamos uma casa para família toda, e todo dia a gente conhecia uma praia nova. Maceió é maravilhoso, o Estado todo tem as praias mais bonitas do Brasil. Posso dizer que as praias alagoanas superam as do Caribe que já conheço”, disse Neves.
A turista Sonja Dummel, de Santa Catarina, conheceu pela primeira vez Maceió por meio da viagem de cruzeiro MCZ Orchestra que atracou no Porto de Maceió. “No próximo ano retornarei à cidade para ficar uma temporada e conhecer melhor Maceió, que tem belas praias”.
Quem escolheu Maceió para empreender também se apaixona pela cidade, a exemplo Euzébio Guareschi, presidente do Grupo Guaresch que passaram dois anos pesquisando o Nordeste para expandir os negócios e escolheram a capital alagoana. “Maceió é uma cidade em desenvolvimento, tem as praias mais lindas do Nordeste e grande vocação turística”, disse Euzébio Guareschi.
A jornalista Aline Angeli, uma gaúcha que escolheu Maceió para viver e empreender recentemente fez uma reportagem sobre Maceió, com o título:“Tesouro Alagoano” no mês de novembro com o roteiro de compras, passeios e gastronomia editoria ELLE viagem. Foram cinco páginas dedicadas a capital alagoana.
A gerente comercial da CVC na cidade de Cuiaba (Mato Grosso), Ariana Santana, informou que pelo terceiro ano executivo, Maceió é o primeiro destino do Nordeste vendido em Mato Grosso. Em 2011 Maceió recebeu 1.974 passageiros, em 2012 aumentou para 7.328 e até outubro deste ano foram 10.285 passageiros, ultrapassando o ano de 2012.
“Maceió é o destino da moda”, é a opinião de Júlio Cesar Machado, gerente de produtos da operadora CVC Minas Gerais, acrescentando que esta sua opinião é baseada em números. Segundo o gerente, comparando o primeiro semestre de 2012 com o de 2013, o volume de vendas de pacotes para Maceió registrou o crescimento acima da média, de 38,8%.
“Mineiro gosta de sol e mar, mas também de bons serviços. A cidade reúne tudo isso. Viajar para Maceió tem boa relação custo-benefício com qualidade. Maceió é uma cidade competitiva”.
Para a Secretária Municipal de Promoção do Turismo (SEMPTUR) este levantamento da Sindtur, mostra que a gestão do prefeito Rui Palmeira está em consonância com o turismo. “No mercado tão disputado em São Paulo, a nossa cidade é lembrada, isto é muito importante para o turismo. É um ótimo resultado e vamos continuar trabalhando em parceria com a ABIH, ABAV, Governo e outros parceiros para ser o destino mencionado e uma paixão dos paulistas”, conta a secretária.
Ainda na opinião de Cláudia Pessôa, este ano a campanha Maceió Para se Apaixonar da Prefeitura, Secom e Semptur também contribuiu para que nossa cidade seja lembra na grande cidade de São Paulo e nos principais mercados emissores. Na cidade de Cuiaba (Mato Grosso).
Sobre pesquisa
Das 368 empresas consultadas pelo Sindetur, 45% afirmaram que a movimentação turística deve registrar aumento médio de 24,5% no início do ano, em comparação com o mesmo período de 2013. Os destinos nacionais mais mencionados pelas agências de turismo, com base nas vendas aos consumidores, foram Fortaleza (23,6%), Rio de Janeiro (16,6%), Natal (11,5%), Maceió (10,9%), Salvador (9,9%).
Nide Lins/ Ascom Semptur