Alagoas recebe mais 7 profissionais cubanos do programa Mais Médicos
Mais sete médicos cubanos chegaram a Alagoas no último fim de semana para atuar no programa Mais Médicos. Os profissionais, que já assumiram seus postos nesta segunda-feira (23), trabalharão nos municípios de Chã Preta, Penedo, Palestina, Tanque D´Arca, Santana do Ipanema, Igreja Nova e Ouro Branco.
De acordo com a diretora de atenção básica da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau), Cláudia Cerqueira, os médicos atuarão exclusivamente na Atenção Básica, sendo capacitados e preparados para trabalhar na prevenção e tratamento de doenças.
Ainda segundo a diretora, mais de 80% das doenças poderiam ser evitadas por meio de medidas preventivas, evitando a necessidade de atendimentos de média e alta complexidade.
Assim como os demais profissionais do programa, os médicos recém-chegados participarão de um curso de especialização em Saúde da Família coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com duração prevista de um ano, o curso será realizado à distância, por meio de aulas on-line, e contará com uma aula presencial por mês, que será realizada no campus Maceió da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Por G1