Professor Manoel de Oliveira Barboza morre aos 84 anos
Por Roberto Gonçalves
Vítima de um câncer faleceu na noite desta segunda-feira, 02 em Arapiraca, o professor Manoel de Oliveira Barboza aos 84 anos. O educador contemporâneo do professor Pedro de França Reis foi um dos fundadores do Instituto São Luiz. O professor lutava contra um câncer e chegou a ficar internado no Hospital Regional de Arapiraca por um período de 10 dias.
O professor Manoel de Oliveira Barboza que estava aposentado e por muitos anos residiu na Praça Marques da Silva em Arapiraca foi uma grande colaborador para a manutenção da Casa dos Velhinhos em Arapiraca.
O corpo do professor Manoel de Oliveira Barboza está sendo velado na Capela da Casa dos Velhinhos no Bairro Baixa Grande e o sepultamento será as 16 horas desta terça-feira, 03, no Cemitério Pio XII.
Arapiraca muito deve ao educador. Após tomar conhecimento do falecimento do educador, o Secretário de Estado da Articulação
Política, Rogério Teófilo lamentou sua morte afirmando que o professor Manoel de Oliveira Barboza foi um dos precursores da educação em Arapiraca que muito deve ao educador. “Arapiraca muito deve a este homem simples e de grande visão no campo da educação”. Seu exemplo deve ser seguido pelas novas e futuras gerações, completou Rogério Teófilo.
No período de 1989 a 1990, quando presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca, o então vereador Ted Pereira, em nome do Poder Legislativo prestou significativa homenagem ao educador com a concessão da Comenda Manoel André.