Dia D de Vacinação Antirrábica acontece no sábado
por
Com a meta de vacinar 525 mil cães e gatos em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com os municípios, realiza a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina 2013. O Dia D acontece nesta sábado (30) nos 102 municípios e vai contar com postos fixos e volantes. A abertura da campanha irá ocorrer no Centro de Controle de Zoonoses de Maceió, a partir das 8h.
Devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir de dois meses de idade. Animais doentes, prostrados e com sarna não devem ser vacinados. No período de 2 a 6 de dezembro, a campanha prossegue com postos volantes, na área rural do Estado.
Segundo o responsável técnico do Programa de Controle da Raiva da Sesau, Valmir Costa, a vacinação de cães e gatos é o principal instrumento para controlar a raiva. “A imunização é a forma mais eficaz de evitar a morte de pessoas acometidas por animais raivosos”, explicou.
Transmissão da doença
A transmissão ocorre quando o vírus da raiva, existente na saliva do animal infectado, penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura. Para evitar essa transmissão, uma equipe com 11.305 vacinadores, 341 supervisores e 103 coordenadores estará à disposição para imunizar os animais.
As campanhas de vacinação constituem o principal instrumento para o controle da raiva e, por isso, segundo Valmir Costa, é importante que os donos de animais possam aderir à ação. Ainda de acordo com o técnico do Programa de Controle da Raiva da Sesau, a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 80% da população canina e felina.
Visita técnica
Na sexta-feira (29), Alagoas recebe a visita técnica de chineses e do grupo do Programa Nacional de Controle da Raiva para acompanhamento da operacionalização da campanha antirrábica no Estado. O encontro será no auditório da Secretaria de Saúde de Maceió, a partir das 8h.
Durante a reunião, os técnicos da Sesau vão apresentar o planejamento para execução da campanha e a situação epidemiológica da raiva nos últimos dez anos em Alagoas.