Renan anuncia estudos no Senado para atualizar Código Comercial
Assessoria
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou na noite desta sexta-feira (22), diante de dirigentes do setor de comércio e serviços, em Maceió, que determinou a elaboração, no Senado, de um anteprojeto para atualização do Código Comercial Brasileiro. “Criamos uma comissão do Senado que vai estudar e elaborar um anteprojeto de lei para modernizar nosso Código Comercial, que vem do tempo do Império, para que ele reflita a realidade dos dias de hoje”, afirmou o senador.
Renan fez o anúncio em pronunciamento durante evento que comemorou os 65 anos do sistema Fecomércio e do Sesc-Senac em Alagoas. No discurso, o senador agradeceu o convite do presidente do Sistema Fecomércio-AL, empresário Wilton Malta (também presidente dos conselhos do Sesc e Senac-AL) e reafirmou seus compromissos de trabalhar para trazer investimentos para Alagoas, lembrando que o setor de comércio e serviços “é aquele que, na iniciativa privada, mais emprega e contribui para o desenvolvimento de Alagoas”.
Renan enfatizou a importância do Sesc na assistência social aos empregados do comércio, serviços e turismo, e do Senac na formação e qualificação de mão de obra para o setor. O sistema Fecomércio e o Sesc -Senac em Alagoas foram criados em 1948, no pós-guerra, diante da necessidade de especializar mão de obra local para atender a diversos setores. As instituições desempenham papel político e econômico, defendendo os interesses do empresariado do comércio de bens, serviços e turismo em Alagoas.
Ainda na solenidade, Renan fez a entrega de placas a empresas ligadas ao ramo do comércio que se destacaram em 2013, como a Comercial 15 de Novembro, sediada em Arapiraca e o Grupo Rede Alagoas, que atua no ramo de venda de automóveis. Em nome da Comercial 15 de Novembro, recebeu o troféu o empresário José Humberto Maurício de Lira e da Rede Alagoas, a empresária Loreane França, que é filha do fundador do grupo, o empresário arapiraquense José Costa França, mais conhecido como Zé Pivete.
Estiveram presentes no evento o governador Teotonio Vilela Filho, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, os diretores regionais do Sesc-AL, Willys Albuquerque, e do Senac-AL, Telma Ribeiro, o empresário e suplente de senador Fábio Farias, o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o deputado estadual Ricardo Nezinho, o desembargador James Magalhães, além de representantes do setor no interior, secretários estaduais e municipais.