Missa de aniversário de frei Damião acontece em Canafístula

 

Por Grazi Duarte/Fonte: Jorge Vieira

 

A missa campal de aniversário em homenagem á frei Damião, aconteceu na tarde deste domingo (10).
Cerca de 30 mil romeiros invadiram o distrito de Canafístula, são fieis vindos de vários estados nordestinos, que a cada ano, formam caravanas e participam durante todo o dia das homenagens. O frei era conhecido como o ‘Apóstolo do Nordeste’, que por vários anos esteve no distrito realizando as Santas Missões, que atraiam milhares de católicos para ouvir a palavra de Deus.

  

Para o evento foi montada uma estrutura com segurança, ambulâncias, barracas, para garantir o bem-estar do público presente.

Foram efetuados cânticos, louvores, orações, sendo que o ponto alto da festa é a missa campal. Frei Damião sempre teve um carinho muito grande pelo povo e pelo Distrito de Canafístula, onde era recebido com carreata e por milhares de pessoas que se mantinham na comunidade, durante todo o período em que ele se encontrava no local.

Em suas pregações, Frei Damião pregava o amor de Deus, o perdão e a caridade, no entanto era duro ao criticar o aborto e o sexo antes do casamento.

Frei Damião no Crepúsculo da vida

O nome de batismo de Frei Damião é Pio Gianotti. Ele nasceu em Bozzano, Itália, no dia 05 de novembro de 1898, sendo seus pais Félix e Maria Gianotti. Batizou-se no dia 06 de novembro do mesmo ano, na Igreja paroquial dos Santos Catarina e Próspero. No dia 15 de junho de 1908, recebeu o sacramento da Crisma, ministrado pelo então Cardeal Benedito Lorenzelli, arcebispo de Lucca. Em maio de 1914, ingressou na Ordem dos Capuchinhos, recebendo o hábito religioso no convento da Villa Basílica, no dia 11 de junho. A partir dessa data, trocou de nome. Deixou de ser pio Gianotti para chamar-se frei Damião. Fez votos simples no dia 11 de junho de 1915 e a profissão perpétua, no dia 30 de outubro de 1921. Ordenou-se padre no dia 05 de agosto de 1923, sendo oficialmente no ato, o Cardeal Basílico Pompili, no interior da Igreja de São Lourenço Brindisi, em Roma. Estudou Teologia no Colégio Internacional, e cursou a Pontíficia Universidade Gregoriana. Formou-se em Teologia, Filosofia,e Direito Canônico. Em 1925 foi vice-mestre de noviços, no Convento de Massa, onde permaneceu até 1928, e em 1931, foi designado para trabalhar no Brasil na cidade de Custódia, em Pernambuco.

Em 1936, de 02 á 17 de outubro, foi hóspede do Sr. José Vitorino da Rocha, durante 15 dias em Canafístula, onde celebrou as missões, aliás as primeiras no estado de Alagoas, onde foi comemorado o dia da Padroeira do Distrito de Canafístula, Nossa Senhora do Rosário, (7 de outubro) da qual foi fiel devoto.

Frei Damião foi admirado por todos os nordestinos, porque fez-se entender exatamente, porque soube respeitar a limitação intelectual dos fiéis do seu apostolado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *