Servidores da AGU protestam por plano de carreira em evento do órgão
Um grupo de servidores da Advocacia-Geral da União aproveitou um evento em comemoração dos 20 anos do órgão, em Brasília, para protestar contra a falta de um plano de carreira. Segundo a organização, cerca de 100 pessoas participaram da manifestação, que começou em frente ao prédio da AGU e se concentrou no início da noite desta segunda-feira (21) em frente ao Museu da República.
Os servidores acenderam velas para lembrar servidores que não serão beneficiados com o plano de carreira criado pelo Ministério do Planejamento para novos servidores a partir de 2015.
De acordo com Danton Freitas, presidente da Associação de Servidores da AGU, o protesto quer mostrar que o órgão, que defende os interesses do governo, precisa lutar por benefícios aos servidores.
“A AGU está fazendo 20 anos e até agora nenhum ministro implantou nosso plano de carreiras. Queremos externar nossa preocupação. A AGU está indo agora na onda do leilão, mas precisa ver que é necessária uma carreira que dê apoio aos servidores da AGU”, disse.
O presidente da associação se referiu ao leilão do campo de Libra, primeiro do pré-sal sob as novas regras da partilha. A AGU defendeu a realização do leilão em mais de 20 processos na Justiça.